Le Blog Maria Antonia

‘Adote um Avô’, projeto une jovens e idosos para combater a solidão em asilos

 Foto:Reprodução/Divulgação     A Espanha é o país da Europa que mais recebe aposentados europeus em busca de qualidade de vida e tranquilidade, mas existe também outro lado que evidência situações de abandono e solidão que nem sempre são revelados. O espanhol Alberto Cabanes se deparou com essa realidade quando foi visitar seu avô em […]

Midiamax Publicado em 22/01/2018, às 22h41

None

 Foto:Reprodução/Divulgação

A Espanha é o país da Europa que mais recebe aposentados europeus em busca de qualidade de vida e tranquilidade, mas existe também outro lado que evidência situações de abandono e solidão que nem sempre são revelados.

O espanhol Alberto Cabanes se deparou com essa realidade quando foi visitar seu avô em um lar de idosos em Madri, Espanha. Lá, ele conheceu Bernardo, um senhor de 88 anos , que vivia há 5 anos no Asilo. Viúvo e sozinho foi desprezado pelos filhos e foi viver no Asilo.

Foi assim que Aberto , teve a ideia de criar um projeto, Adopta Un Abuelo (“Adote Um Avô”). O objetivo é levar um pouco de companhia e alegria para idosos que vivem em asilos sem receber a visita de nenhum familiar, incentivá-los a compartilharem experiências, rir, aprender e falar sobre a vida. Além de quebrar preconceitos, o convívio entre eles ajuda a combater a solidão.

Desde que o projeto começou, mais de 1000 idosos foram “adotados”. Hoje, o projeto conta com 204 voluntários.

'Adote um Avô', projeto une jovens e idosos para combater a solidão em asilos  Foto:Reprodução/Divulgação

'Adote um Avô', projeto une jovens e idosos para combater a solidão em asilos Foto:Reprodução/Divulgação

'Adote um Avô', projeto une jovens e idosos para combater a solidão em asilos  Foto:Reprodução/Divulgação

“Tive a sorte de ser criado pelos meus avós e de aprender​ com eles valores impagáveis. Ninguém merece estar só. E nos lares há muita solidão.”, explicou Alberto em entrevista ao El Mundo.

Um mundo melhor é possivel e iniciativas como essa surgem para demonstrar que nem tudo esta perdido, ajudam a criar laços de afeto e reduzir a solidão de idosos em casas de repouso.

'Adote um Avô', projeto une jovens e idosos para combater a solidão em asilos  Foto:Reprodução/Divulgação

Jornal Midiamax