A pandemia impactou negativamente a economia mundial, forçando o fechamento de vários negócios e estagnando setores inteiros de produção. No entanto, a crise sanitária surpreendeu por outro lado, impulsionando fortemente o comércio online. Somente em 2020, o setor teve um crescimento de 40%, em relação ao ano anterior, de acordo com dados levantados por pesquisa do PayPal e da BigDataCorp, em agosto. Até o oitavo mês de 2021, o crescimento do setor já havia registrado 22,05% de incremento, nos últimos 12 meses.

Mas o que é preciso para entrar para um dos segmentos que mais cresce no Brasil? De acordo com o especialista em e-commerce e vendas sem estoque Cássio Canali, é preciso que o futuro vendedor digital descubra mais sobre suas paixões e habilidades, usando estas informações para encontrar um nicho de atuação adequado ao perfil dele. O empresário, que tem mais de 340 mil inscritos em seu cana de YouTube é consultor de vendas e foca em orientar novos entuasiastas do e-commerce a começarem do zero, com vendas sem estoque, o chamado dropshipping, quando o empreendedor atua como intermediário entre fornecedores e clientes.

Cássio alerta, no entanto que, entre a euforia de montar um negócio ligado a uma paixão e efetivamente ter sucesso nas vendas, alguns fatores devem ser levados em conta para equilibrar a equação, como a demanda pelos produtos e a capacidade de se tornar referência na oferta. “Por exemplo, já existem milhares de concorrentes no setor de moda masculina, porém é menor o número de concorrentes especializados em acessórios para o homem, ainda menor o micro nicho de gravatas. Quando você está começando quanto mais específico melhor. As lojas generalistas são os grandes magazines e quando você está começando não dá para competir com eles”, previne o consultor.

Para orientar a busca, ele recomenda atenção a alguns fatores que podem nortear o empresário digital. “Não existe um mercado que seja perfeito para todos iniciarem, mas existe um mercado que vai ser perfeito para você, especificamente. Para descobrí-lo, faça as seguintes 5 perguntas”:

 

  • Quais são os 10 nichos que você mais gosta?            
  • Destes quais nichos têm produtos em maior quantidade entre os mais vendidos da internet?
  • Quais nichos têm preços mais compatíveis com o seu orçamento?
  • Quais têm fornecedores da sua região?
  • Quais nichos há mais produtos em tendência de alta vendendo hoje e que mantém maior constância durante o ano?

           

Quanto ao momento para abrir uma loja online, Cássio é taxativo: “O melhor momento é sempre o agora. Quanto mais cedo você abrir sua loja online mais rápido você vai colher os resultados. Só se aprende de verdade executando, arregaçando as mangas e fazendo até dar certo”, garante.

*Esta é uma página de autoria de VARIEDADES ASSESSORIA JC MKT e não faz parte do conteúdo jornalístico do MIDIAMAX.