O inverno frio finalmente chegou e está na hora de tirar as roupas de couro do armário, limpar e até hidratar o couro, para que as peças fiquem sempre bem limpas, sem odores ou manchas. Alguns cuidados são necessários para que não haja nenhuma surpresa na hora de reutilizar as peças tão facilmente esquecidas no armário durante o . O couro pode facilmente se manchar ou até esfarelar com o desuso.

Confira algumas ficas para cuidar das peças em couro:

Cuidados para aumentar a durabilidade das roupas de couro
Reprodução/Pixabay

Fuja dos sacos e capas de plástico

O couro e os acamurçados são pele de animal e estão sujeitos ao ataque de fungos, principalmente quando guardados em locais úmidos e escuros. As roupas não devem nunca ser guardadas em sacos plásticos, pois este tipo de material cria umidade e favorece a proliferação de fungos na pele. A melhor dica para esses casos é envolver as peças numa capa de TNT para evitar que a peça sofra descoramento com incidência da luz.

Como pendurar roupas de couro?

A forma mais indicada é pendurar o casaco de couro ou camurça em cabides plásticos ou de madeira. Esses cabides precisam ser largos para evitar deformação nas áreas dos ombros.

Se a peça for ficar no armário por muito tempo, o ideal é expô-la a de vez em quando em local fresco e arejado, sempre na sombra. Nunca guarde as peças quando estiverem úmidas. O correto é sempre arejar e secar a peça de um dia para outro para depois guardá-la no armário.

Como limpar peças de couro

Cuidados para aumentar a durabilidade das roupas de couro
Foto: Reprodução/Pixabay

A regra de ouro é: fuja da água. Por isso, a melhor forma de limpá-lo é com um pano úmido, bem torcido, sem nenhum tipo de produto químico. Esqueça sabão neutro, detergentes ou álcool. As peças sintéticas são menos sensíveis, mas devem seguir a mesma forma de .

Cuidados extras com roupas de couro

Não deixe o couro em contato com peças claras no guarda-roupa, pois ele pode manchar outros itens.
Para prevenir rachaduras nas peças, hidrate periodicamente as peças com glicerina para calçados.
Saias devem ser penduradas pelas fitas internas em cabides com gancho lateral. Cabides com presilhas marcam o cós.