BMW anunciará fábrica no Brasil nos próximos dias
A montadora alemã de carros de luxo BMW deve anunciar nos próximos dias a instalação de uma fábrica no Brasil, afirmou nesta quinta-feira o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel. O ministro citou a BMW ao dizer que o novo regime automotivo, regulamentado no início deste mês , irá aumentar a concorrência. […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A montadora alemã de carros de luxo BMW deve anunciar nos próximos dias a instalação de uma fábrica no Brasil, afirmou nesta quinta-feira o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel. O ministro citou a BMW ao dizer que o novo regime automotivo, regulamentado no início deste mês , irá aumentar a concorrência.
“Estamos atraindo com o regime automotivo novas empresas que não tinham planta aqui, empresas chinesas como a JAC e a Chery e empresas europeias como a BMW, que deve anunciar agora nos próximos dias a primeira fábrica dela fora da Europa, que vai ser no Brasil”, afirmou Pimentel ao programa Bom Dia Ministro da Empresa Brasileira de Comunicação.
Ele acrescentou que outras empresas estão fazendo consulta sobre instalação de fábricas no Brasil, mas não citou nomes. Procurada, a BMW não confirmou a informação. A empresa participa na próxima semana do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo.
O ministro do Desenvolvimento rebateu críticas ao novo regime automotivo dizendo que o estímulo à inovação, apesar de significar um aumento do custo no curto prazo, vai baratear os produtos. Pimentel comparou o barateamento dos carros com o fenômeno de massificação e redução de preços nos telefones celulares.
“Não procede que inovação encarece o produto, ela massifica e barateia. Como aconteceu na indústria de celular vai acontecer nas outras indústrias, inclusive na automotiva”, disse.
Para se enquadrar ao novo regime automotivo, as montadoras terão que produzir veículos que na média de cada empresa tenham um consumo de combustível pelo menos 13,6% menor em 2017. Analistas afirmam que além de carrocerias mais leves, a exigência vai cobrar uso de motores mais eficientes, que podem elevar o preço dos carros.
Segundo a associação de montadoras de veículos, Anfavea, o regime automotivo Inovar-Auto vai exigir investimentos em pesquisa, desenvolvimento e engenharia da ordem de R$ 13,8 bilhões até 2017.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.