Ao viajar de carro no algumas pessoas esquecem de tomar alguns cuidados e podem terminar paradas nas estradas. Para não passar por essa situação, veja o que fazer.

Há quem sempre prefira viajar de carro, afinal, dessa forma é possível curtir a estrada, apreciar a paisagem e fazer paradas quando julgar necessário.

O problema é que viajar de carro no verão pode trazer algum desconforto, principalmente quando se pega a estrada durante o dia e o sol está forte.

Apesar disso, existem alguns cuidados que se pode tomar para que esse momento seja agradável e não te faça passar nenhum aperto. Se quer saber como, veja essas dicas.

 

Protetor solar, viajar de carro
Protetor Solar – Foto Collins Lesulie

1. Passe um protetor solar

Muita gente acha que porque estará dentro do carro não pegará sol, porém, os raios solares conseguem passar pelo vidro.

Para que não chegue ao seu destino com a pele desconfortável ou até mesmo com alguma queimadura, é indicado que passe o filtro solar e vá mais protegido.

 

2. Descanse antes de pegar a estrada

O calor pode nos deixar mais cansados, então o ideal é ter uma boa noite de sono e fazer uma refeição leve antes de sair.

Dessa maneira terá disposição para enfrentar a estrada e estará correndo menos riscos de ter um acidente.

 

Troca de oleo - viajar de carro
Cuidados com o motor – Foto Tim Mossholder

3. Faça uma revisão do veículo

Antes de viajar de carro no verão, a dica é fazer uma revisão do veículo para saber se tudo está em perfeito .

Verifique a parte mecânica, mas também os fluidos. Se a água estiver baixa ou líquido de arrefecimento do motor, complete para que o carro não esquente demais.

Durante o trajeto fique atento para que nenhuma luz acenda por conta do acesso de calor.

Se não adotar esses cuidados, pode acabar parado na estrada por problemas e terá de acionar o seguro do carro para que um guincho possa te socorrer.

 

4. Mantenha o seguro auto em dia

Pegar a estrada sem estar em dia com o seguro auto é um grande erro porque ficar parado no sol quente se o pneu furar ou tiver uma pane elétrica.

A assistência 24 horas pode ajudar em casos como o guincho do seguro auto e as coberturas do seguro podem ajudar em caso de acidentes, desde que você tenha contratado essa cobertura.

 

porta malas, viajar de carro
Tudo organizado – Foto Eddy Billard

5. Arrume o porta-malas

Organize todas as bagagens no porta-malas, dessa forma terá mais segurança sem objetos obstruindo a visão ou correndo o risco de levar uma .

Outra vantagem de não levar nada nos bancos é que sobra mais espaço para as pessoas, assim, todos vão mais confortáveis.

 

6. Atenção ao ar-condicionado

A melhor maneira de manter a temperatura do carro agradável e com o ar-condicionado ligado e isso deve permanecer por toda a viagem.

Quando fizer paradas, ao retornar para o carro deixe a porta aberta por alguns minutos para que o ar quente saia e somente depois disso ligue a refrigeração, assim o equipamento não fica sobrecarregado e o carro gela mais rápido.

 

7. Tenha uma bolsa térmica

Viajar de carro no verão exige cuidado com a hidratação, principalmente quando se tem crianças no carro.

Coloque embaixo no banco ou não chão uma pequena bolsa térmica que consiga manter a água, sucos e frutas frescas, assim eles podem ser consumidos durante o trajeto.

 

8. Monte uma playlist

Para conseguir curtir anda mais o passeio, nada como ter uma de fundo que agrade a todos os ocupantes.

Monte uma playlist com antecedência e com músicas diversas para que não se repitam. Se os gostos forem diferentes, não tenha medo de diversificar.

Agora que já sabe como viajar de carro no verão sem passar aperto, comece a planejar a sua viagem e aproveite todas as vantagens de uma viagem de carro.

 


Por Jeniffer Elaina, do SeguroAuto.org