Ecoturismo de Bonito e Corumbá serão atrativos 

O ecoturismo de Corumbá e Bonito pode entrar na rota do turista que vem para as Olimpíadas, que começam nesta sexta-feira (5) e vão até  que acontecem de 5 a 16 de agosto no Rio de Janeiro. Essa é a expectativa de quem trabalha com o ramo nas cidades turísticas do Estado.

“Nossa expectativa é positiva. É um hábito do turista estrangeiro, ele não vem apenas para conhecer um só destino. Eles querem os grandes destinos, e vão atrás do Rio de Janeiro, Bahia e Corredor Verde (, Amazônia e Foz do Iguaçu). Dificilmente, ele terá um estrangeiro que vem apenas para o Rio de Janeiro”, afirma a diretora-presidente da Fundação de de Corumbá, Helene Marie Dias.

O Observatório de Turismo da cidade fará o levantamento em pesquisas de campo, conversando com os turistas que visitam a Estrada Park, principal atrativo do Pantanal de Corumbá. “Vamos perguntar, e saber de onde vem, para onde vai, e assim saber se é fruto de Olimpíadas”, cita ela. Um grupo de 10 jornalistas internacionais que vieram para o país para cobrir as Olimpíadas visitarão a cidade na 2ª quinzena, segundo Helena.

Bonito e Corumbá esperam turista da Olímpiada para 'esticadinha'O público-alvo da ‘cidade branca' abrange terceira idade, pesca esportiva e o público internacional. No 1º semestre deste ano, a cidade recebeu, principalmente, turistas da Bolívia, Holanda e Alemanha. Apenas em julho, durante alta temporada, a ocupação hoteleira da cidade aumentou 30%, segundo Observatório de Turismo.

A procura pelo turismo de aventura e natureza também pode aumentar o fluxo de turistas em Bonito, capital do ecoturismo nacional. “Esperamos uma demanda maior de turistas internacionais, mas não em grande quantidade. A expectativa é a mesma que com a Copa do Mundo, de alguns turistas, principalmente, de países que já costumam nos visitar, Alemanha, Estados Unidos e Inglaterra”, explica a secretária de Turismo de Bonito, Juliane Ferreira Salvadori.

A ocupação hoteleira não deve chegar a 100% como em julho, durante Festival de Inverno. Funcionários de hotéis da cidade informaram a equipe de reportagem do Jornal Midiamax que a ocupação deve ficar em média 50%, uma vez que agora é época de baixa temporada.

Ainda de acordo com o Observatório de Turismo de Bonito, foram 66.954 visitações contra 60.765 de julho do ano passado, aumento de 6%.