Cada dia mais, doenças como a ansiedade e a vêm se alastrando pela população. Contudo, nos últimos tempos, a saúde mental — felizmente — tem ganhado maior atenção e entrado em discussão. Um reflexo disso são as alternativas trazidas pelos meios virtuais, que têm ajudado muitos brasileiros a buscarem um tratamento adequado para esses transtornos.

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o Brasil é o país com mais pessoas ansiosas, com cerca de 9,3% da população sendo diagnosticada com ansiedade. Além desse distúrbio, levantamentos feitos pela startup Vittude, plataforma on-line voltada para a saúde mental, ressalta que cerca de 86% da população brasileira sofre de algum transtorno mental.

No entanto, a tecnologia, que é bastante questionada em relação aos seus malefícios à saúde mental dos usuários, também pode ajudar no tratamento e recuperação. Existem diversas opções seguras de tratamento on-line que contam com profissionais experientes e trazem facilidade para a vida dos usuários.

 

Confira as principais formas de ajuda da tecnologia ao tratamento de doenças mentais:

 

Plataformas on-line

O primeiro destaque vai para as plataformas on-line, como a Vittude, que buscam estudar sobre saúde mental, por meio de pesquisas com seus próprios usuários. Pelo serviço, o usuário também pode encontrar psicólogos de confiança e realizar consultas — presenciais ou pela internet.

Outra plataforma bem bacana é a FalaFreud, que busca associar pacientes e profissionais de saúde. A intenção é facilitar a busca por psicólogos e incentivar pessoas a tratarem seus transtornos.

 

Redes sociais ajudando o tratamento da saúde mental
As , como instagram, vem sendo utilizada para divulgar palavras de apoio .

Redes sociais

Apesar de serem bastante questionadas, as redes sociais têm seu lado útil em relação ao tratamento de distúrbios. Além do incentivo ao fim das curtidas e outros recursos voltados à aceitação social oferecidos pelas plataformas, muitos psicólogos têm usado as redes para se conectar aos pacientes.

Os profissionais optam por aplicativos como o WhatsApp e o Skype, por exemplo, para realizar consultas com pacientes que estão impossibilitados de ir ao seu encontro. Isso é muito útil para atrair pacientes de outras cidades ou mesmo atender aqueles que possuem problemas de locomoção.

 

Grupos de apoio on-line

Os grupos de apoio on-line são essenciais para pessoas que têm dificuldade de admitir transtornos, que passam por conflitos internos e precisam de ajuda. Essa é uma excelente maneira de tomar consciência de sua condição, sem se julgar e perceber que existem outras pessoas passando por momentos semelhantes.

Nesses grupos, o paciente pode entender a sua condição e ter ajuda de outras pessoas para procurar tratamento e receber frases de apoio, que também são muito importantes no processo.

Nos espaços, a pessoa se sente segura para falar sobre suas dificuldades com outras pessoas, outro fator fundamental para tratar e aprender a lidar com a sua condição.

 

aplicativos que auxiliam no tratamento da saúde mental
Ligue 188 ou baixe o aplicativo ADDS

Aplicativos

O tratamento da saúde mental também pode ser ajudado pelos aplicativos do tema. Serviços como o Kor-e, por exemplo, buscam conectar voluntários a pessoas que estão isoladas emocionalmente. Assim, os usuários podem desabafar com pessoas empáticas.

Todos os voluntários são treinados para lidar com as pessoas. Ademais, os pacientes também podem optar por um tratamento personalizado com profissionais de saúde.

Outro serviço importante é o ADDS (Apoio ao Diagnóstico de Depressão e Avaliação do Risco de Suicídio), que busca auxiliar pessoas a diagnosticarem os sintomas de depressão e tentar diminuir o risco do cometimento de suicídio.

Um dos serviços mais conhecidos é o CVV (Centro de Valorização da Vida), que atende pessoas pelo site e pelo telefone 188. Nele, voluntários estão preparados para receber o contato de pessoas que podem estar na iminência de cometer um suicídio.

A tecnologia é bastante útil para o tratamento da saúde mental. Sendo utilizadas da maneira correta, as ferramentas on-line são de grande valia para ligar pacientes a profissionais de saúde e voluntários.