Assessoria

A Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), através da Superintendência de Gestão do Cuidado, iluminou  o monumento Obelisco, no cruzamento da Rua José Antônio, com a Avenida Afonso Pena, com a cor laranja, para marcar a  celebração pelo Dia Mundial da Segurança do Paciente, lembrado hoje, dia 17 de setembro. A data foi criada este ano pela Organização Mundial da Saúde ( World Health Organization – WHO) para alertar para a importância da assistência segura. A mensagem é para todos, gestor, profissionais de saúde, pacientes, familiares, cuidadores: Vamos lutar pela segurança do paciente!

O Brasil tem o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), criado para contribuir para o cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional.

A Segurança do Paciente é um dos seis atributos da qualidade do cuidado e tem adquirido, em todo o mundo, grande importância para os pacientes, famílias, gestores e profissionais de saúde com a finalidade de oferecer uma assistência segura.

Em maio deste ano, a SESAU organizou o  “I Encontro de segurança do paciente: Uma prática em construção”, que reuniu profissionais da saúde e gestores da rede municipal e particular, além de especialistas de todo o País.

Na ocasião, o secretário municipal de Saúde José Mauro Filho destacou a importância do aprofundamento de temas tão importantes como a segurança do paciente que acaba impactando diretamente na qualidade da assistência ofertada à população, embora o tema não esteja tão somente relacionado ao atendimento.

“É uma soma de fatores que acabam culminando na assistência, porém todas os aspectos devem ser observados, desde as condições estruturais ao atendimento em sí.  É extremamente importante fomentarmos essa discussão uma vez que existe a responsabilidade de cumprimos as normas e as exigências preconizadas, bem como os devidos protocolos sugeridos pelo próprio Ministério da Saúde”, disse.

vem assumindo uma posição importante no sentido de ampliar estas discussões, mérito este consquistado a partir de 2018 com a implantação do Núcleo de Segurança do Paciente, que tem por atribuição notificar ao Sistema Nacional de os eventos adversos decorrentes da prestação do serviço de saúde, no que competem as suas atribuições, manter sob sua guarda e disponibilizar à autoridade sanitária, quando requisitado, as de eventos adversos, além de acompanhar os alertas sanitários e outras comunicações de risco divulgadas pelas autoridades sanitárias.