Sete pessoas morreram devido aos vírus da gripe H3N2 e Influenza A em Mato Grosso do Sul, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (10) pela SES (Secretaria de Estado e Saúde).

Cinco casos de óbitos são referentes ao vírus H3N2 e dois de Influenza A. Cinco mortes devido ao H3N2 ocorreram em Aquidauana (1 caso), (3 casos) e Naviraí (1 caso). Os dois casos de Influenza A foram em Chapadão do Sul e Três Lagoas.

Ainda segundo o boletim, as pessoas vítimas do vírus tinham mais de 60 anos, alguma patologia ou fatores de risco propensos a doenças.

Além disso, dois casos de mortes, supostamente causados pelo Influenza A em Campo Grande estão sob investigação. De acordo com a SES, 2018 já superou os casos de mortes causados por gripe em 2017, onde 6 pessoas morreram.

A secretaria alerta para os sintomas da gripe, causada pelo vírus influenza, que são: febre, tosse, dor de garganta, dores no corpo e mal estar. As complicações mais comuns são pneumonias e demais dificuldades respiratórias.

A SES também alerta que o medicamento utilizado para combater o vírus da influenza, Tamiflu (Oseltamivir), está disponível em todo o Estado gratuitamente.

A campanha contra a gripe iniciou-se no último dia 1° de junho, sendo que no próximo sábado,  dia 12 de maio, será realizado o “Dia de Mobilização Nacional – Dia D”.

As pessoas que podem vacinar são crianças de seis meses a cinco anos, professores, indígenas, gestantes, profissionais da saúde, pessoas com 60 anos ou mais, jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, detentos e funcionários do sistema prisional, além de pessoas que têm doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. A meta em Mato Grosso do Sul é o de imunizar pelo menos 90% desse público.