Variedades / Saúde

Último dia de se vacinar contra febre amarela (caso precise estar imune no Carnaval)

20 estados estão na lista

Wendy Tonhati Publicado em 31/01/2018, às 14h20

None

20 estados estão na lista

Quem vai viajar para passar o Carnaval em locais com recomendação para vacina da febre amarela deve ficar atento. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina deve ser tomada dez dias antes do contato com áreas consideradas de risco para garantir a imunização. Então, se você for viajar para alguma cidade que está com altos índices da doença, deve tomar a vacina até esta quarta-feira (31) para ficar protegido a partir do sábado de carnaval (10).

A orientação é apenas para quem vai para as áreas com recomendação e nunca tomou a vacina. Quem já tiver tomado uma dose ao longo da vida, não precisa mais se vacinar. Integram a Área com Recomendação de Vacinação cidades de 20 estados e o Distrito Federal.

Confira aqui a lista

A população deve ficar atenta para as restrições da vacina: crianças com menos de 6 meses não devem tomar; mães que estão amamentando crianças nessa idade também devem evitar se imunizar. Caso seja necessária a vacinação, o ideal é ficar dez dias sem amamentar o bebê.

Em crianças entre 6 e 9 meses de idade, a vacinação só deverá ser realizada mediante indicação médica. A mesma recomendação vale para gestantes. Pacientes imunodeprimidos, como pessoas em tratamento quimioterápico, radioterápico, com aids ou que tomam corticoides em doses elevadas e pessoas com alergia grave a ovo também não devem se vacinar.

Jornal Midiamax