A (Secretaria Municipal de Saúde) estará realizando o projeto “Viva Saúde Jovem” nas praças mais movimentadas da Capital neste domingo (8). Jovens e adolescentes que estiverem no local poderão fazer testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B.

É o segundo final de semana que estão com o projeto. No primeiro dia 21 adolescentes foram atendidos na Orla Morena, altos da Avenida Afonso Pena, Parque das Nações Indígenas, tabacarias e outras praças, e dentre eles um foi confirmado com teste positivo para sífilis.  O intuito do projeto é ampliar o acesso aos testes e dar inicio imediato ao tratamento, além também de propagar a informação sobre as doenças.

A Prefeitura explica que em casos de testes reagentes para HIV, será realizado um segundo exame diferente do que foi feito. Se der positivo, o paciente será encaminhado para fazer o tratamento. Em caso de sífilis, serão encaminhados para fazerem o acompanhamento e tratamento nas UBS (Unidade Básica de Saúde) e UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família). Para Hepatite B, os casos reagentes são direcionados para referência para avaliação e conduta do especialista.

Foram registrados em 2017, 155 casos de HIV na população de 15 a 29 anos enquanto que até maio deste ano, 59 notificações de jovens e adolescentes. Em relação a sífilis, no ano passado foram notificados 797 casos neste público, enquanto que em 2018, 448 notificações.