Córneas permaneceram no Banco de Olhos da Santa Casa

Nesta sexta-feira (16), foram realizadas mais duas captações de órgãos no centro cirúrgico da Santa Casa de Campo Grande sendo uma no período da manhã e outra no início da tarde. Na oportunidade foram extraídos quatro rins e os mesmos foram encaminhados para São Paulo. As córneas das duas pacientes permaneceram no Banco de Olhos do hospital. Na última quarta-feira (14), a instituição realizou outras duas captações, somando quatro doadores na semana.Santa Casa capta órgãos de quatro doadores nesta semana

A primeira captação aconteceu ainda no período da manhã em uma mulher de 52 anos que doou os rins e as córneas. Os órgãos foram captados por uma equipe de urologia do hospital e encaminhados para São Paulo e as córneas permaneceram no Banco de Olhos da Santa Casa.

Na segunda captação, que aconteceu no período da tarde, também foram extraído rins e córneas, ambos pertenciam a uma paciente de 63 anos. Os rins da doadora foram levados para São Paulo e as córneas encaminhadas para o Banco de Olhos do hospital.    

Na última quarta-feira o hospital também viabilizou outras duas captações de órgãos para transplantes. Na oportunidade foram captados fígado, rins, córneas e coração que foram levados para Brasília, Porto Alegre, São Paulo e Acre. As duas doadoras tiveram morte encefálica constatada após sofrerem traumatismo craniano.