Programa divulgado por minsitro da Saúde não tem data para iniciar

O SUS (Sistema Único de Saúde) vai passar a oferecer um exame “pré-nupcial”, para que os casais saibam se há maior ou menor risco de gerarem bebês com alguma doença genética ou problemas crônicos. A informação foi passada pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, nesta segunda-feira (14).

Barros não detalhou nem quando o exame poderá estar disponível nem se será direcionado a um grupo específico ou à população em geral. “Nós estamos desenvolvendo esse programa e lançaremos oportunamente”, afirmou o ministro.

De acordo com ele, o exame irá garantir que os casais “saibam da possibilidade de terem filhos com doenças raras, que causam muita dificuldade para a família no tratamento e muito custo para o governo”. SUS terá exame para casais saberem se terão bebês com doença rara

A professora de genética da USP (Universidade de São Paulo), Mayana Zatz, comemorou a possibilidade dos testes genéticos pré-concepcionais, como são chamados os exames, sejam ofertados na rede pública.

“Caso isso ocorra, os geneticistas vão bater palma, pois é algo que estamos batalhando há muito tempo para ocorrer”, disse. A professora explica que testes como esse chegam a custar R$ 5 mil na rede privada, o que impede a população que não tem condições de pagar de planejar sua família.