Santa Casa capta mais órgãos para transplantes em MS e outros estados

Teve morte cerebral na noite desta terça

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Teve morte cerebral na noite desta terça

A Santa Casa captou mais órgãos após a morte do jovem Lucas Henrique Souza Mateus de 21 anos, que faleceu após ser atropelado no último sábado (24). Segundo o hospital, os órgãos são de um homem com idade entre 30 a 40 anos que teve morte cerebral na noite desta terça-feira (28).Santa Casa capta mais órgãos para transplantes em MS e outros estados

Do paciente que teve morte cerebral devido a um politraumatismo, foram captados os pulmões, córneas, fígado, rim e coração. Ainda segundo a Santa Casa, as córneas ficaram no banco de órgãos do hospital. Já o coração e pulmões foram levados para São Paulo (SP) e o fígado para Brasília (DF).

A Santa Casa também informou que espera ter a permissão para retomar os transplantes de coração ainda no início de 2018. Desde o início do ano, o hospital já fez em torno de 30 transplantes de rins e córneas. 
 

Doação de Lucas

Os órgãos do jovem Lucas Henrique Souza Mateus salvaram a vida de seis pessoas que aguardam por um transplante na longa fila da ABTO ( Associação Brasileira de Transplante de Órgãos). 

Lucas, que tinha 21 anos, teve morte cerebral após ser atropelado na madrugada do último sábado (24), pelo estudante de medicina Rodrigo Santos Augusto, de 26 anos.

Lucas teve a morte cerebral atestada nesta segunda-feira (27), na Santa Casa de Campo Grande. Ele estava internado no CTI (Centro de Terapia Intensiva), com hemorragia cerebral, fratura no tórax e no fêmur.

O atropelamento aconteceu na madrugada de sábado (24), quando o estudante de medicina voltava de uma festa de encerramento do curso. O impacto jogou Lucas para cima do parabrisa do carro do universitário.

Conteúdos relacionados