Órgãos foram captados na manhã de hoje no

Órgãos de Roberto Aparecido Ramos, agente da Guarda Municipal de que teve morte cerebral confirmada na segunda-feira (9) no Hospital da Vida, deverão salvar vidas no Acre, em São Paulo e em Campo Grande, distante 228 quilômetros da cidade onde viveu o doador. O procedimento de captação ocorreu na manhã desta quarta-feira (11).

Uma equipe com médicos de Goiânia, capital de Goiás, e de São Paulo, desembarcou às 6h30 de hoje no Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul. Trazidos por um avião da FAB (Força Aérea Brasileira), fazem parte da Central Nacional de Transplantes.

Já em Dourados, esses profissionais contaram com o apoio de médicos da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do próprio Hospital da Vida, onde o doador faleceu vítima de um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Informações apuradas pelo Jornal Midiamax junto à Secretaria Municipal de Saúde, que administra a unidade hospitalar, indicam que foram captados fígado, córneas e rins.

Não pode ser feita a captação de coração e pulmão, segundo a assessoria da pasta, porque esses órgãos suportam apenas quatro horas fora do corpo humano e o trajeto previsto para eles não poderia ser feito em menos tempo. O mesmo médico que realizou o procedimento para captar os órgãos já está a caminho do Acre, onde irá transplantar o fígado em um paciente que está na fila de espera da central nacional de regulação.

As córneas do doador serão levadas para Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul. E os rins terão como destino algum paciente em São Paulo.