Veja se o uso das redes sociais está te fazendo mal

Pesquisadores da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos da América, divulgaram uma pesquisa que aponta que pessoas mais viciadas em redes sociais tem quase três vezes (2,7) mais chances de terem do que aqueles que usam as redes brandamente. A pesquisa envolveu cerca de 1,8 mil pessoas de idade entre 19 a 32 anos e avaliou quanto tempo cada pessoa passava nas mídias sociais e quantas vezes acessava essas plataformas.

Talvez uma das justificativas para essa depressão seja que, ao acessar o Facebook, ou o Instagram, estamos acostumados a encarar diversas fotos de pessoas se divertindo mais do que nós, de casais viajando, ou então receber críticas de outros usuários sobre posições políticas e pessoais, ler opiniões negativas e ter que manter um padrão de aparência de vida que nem sempre condiz com a realidade.

Mas a pesquisa não afirma se seria o vício nas redes sociais a causa dessa depressão, ou se usamos mais as redes quando estamos depressivos. Ou ainda se seria uma via de mão dupla. Os pesquisadores apenas alertam para a alta incidência de depressão de usuários intensivos das plataformas, e que isso seria uma tendência.

O líder da pesquisa, Brian Primack, ressaltou o caráter preliminar dos estudos e alerta que “tem gente que só fica curtindo fotos bonitas e tem gente que discute política nas redes sociais. Falta estudar o impacto de cada uso. Mas são ferramentas importantes. Eu só pediria paras pessoas pensarem como estão usando e terem certeza de que não são elas que estão sendo usadas pelas redes sociais.

Três perguntas podem ajudar você a saber se o uso intensivo das redes sociais estão prejudicando sua saúde. Se responder “sim” à todas, é bom rever seu comportamento na internet:

  1. Você sente inveja ou tem a impressão de que os outros são mais felizes ao ver nas redes socias o relacionamento bem-sucedido de um casal ? 
  2. Você fica mal-humorado ou sente que perdeu tempo valioso depois de ficar muito tempo nas redes sociais ?
  3. Depois de ficar muito tempo nas redes sociais você se expõe ao bullying ou outras interações negativas que podem causar depressão ?