Prefeitura prolongou campanha para esse grupo

A baixa procura por vacinas contra o vírus entre as gestantes de , a 225 quilômetros de Campo Grande, obrigou a prefeitura a prolongar a campanha de imunização no município. O índice de cobertura desse público alvo está pouco acima de 50%, segundo a administração municipal.

Nesta segunda-feira (30) os atendimentos nos postos de saúde voltaram ao normal, até às 17h, após a paralisação que começou na quinta-feira (26) em decorrência do feriado de Corpus Christi, do ponto facultativo no dia seguinte e do final de semana.

Segundo a prefeitura, a imunização contra a Influenza entre gestantes atingiu apenas 51,69% do público alvo no município. Outro grupo que ficou abaixo da meta foi o de puérperas – mulheres que estão num período até 45 dias após o parto -, com cobertura vacinal de 58,24%. Para ambos os grupos de risco, a meta era de 80%.

“Quem tiver incluída nesses grupos pode procurar as unidades para fazer a imunização”, informou a coordenadora do Núcleo de Programas de Imunização da Secretaria de Saúde, Carla Cristina Ribeiro.

Conforme a prefeitura, gestantes e puérperas integram o grupo que menos chegou perto da meta de imunização durante a campanha.

“Se considerado todo o público alvo, o município atingiu a meta da campanha. Foram imunizados 89,59% das pessoas que estão incluídas nos grupos de risco, sendo que a meta era 80%. Contribuíram para essa proporção os idosos e trabalhadores de saúde, que foram os que mais procuraram as unidades para imunização”, garante a administração municipal.