Governo dá R$ 1,2 milhão e aparelho de radioterapia ao Hospital do Câncer

Ministro da Saúde participa de solenidade com governador

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Ministro da Saúde participa de solenidade com governador

O governo de Mato Grosso do Sul está doando um aparelho de radioterapia para ser usado no Hospital de Câncer Doutor Alfredo Abrão, em Campo Grande, mais uma tentativa de aumentar a oferta de tratamento em um setor que, nos últimos só tem dado notícia ruim no Estado, em razão das deficiências e das denúncias de irregularidades.

Hoje, no Estado, só funciona um aparelho acelerador linear de partículas, nome técnico para a máquina que faz radioterapia, no próprio HC, já com vários anos de uso e considerado obsoleto. Ainda não está claro se o novo aparelho vai substituir o antigo ou se os dois vão operar.

A assinatura da doação foi feita agora à tarde pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB), durante visita do ministro da Saúde, Marcelo Castro, que veio para assinatura de termo de compromisso prevendo a conclusão de outra obra bastante aguardada, o Hospital do Trauma.

Além da máquina, o Governo do Estado está repassando R$ 1,2 milhão ao Hospital do Câncer. O governador explicou que os recursos, tanto para a doação em dinheiro, quanto para a compra do aparelho, são dos cofres estaduais. Setor problemático O tratamento de câncer é um calcanhar de Aquiles da saúde em Mato Grosso do Sul.

Em 2013, foi pivô de um escândalo envolvendo a Operação Sangue Frio, que investigou irregularidades no Hospital do Câncer, que incluíam desvio de verbas e manobras para beneficiar clínicas particulares de radioterapia. As investigações resultaram em ações que correm na Justiça.

O outro hospital que oferecia tratamento radioterápico em Mato Grosso do Sul, o HU (Hospital Universitário Rosa Pedrossian), em Campo Grande, está com os serviços desativados há 8 anos. Existe a previsão de que a unidade receba um aparelho do Ministério da Saúde.

Em matéria recente do Jornal Midiamax, a direção informou que pretende retomar o serviço em fevereiro, mas, apesar disso, não iniciou as obras para receber a máquina

Conteúdos relacionados