Procedimentos visam diagnosticar doenças estomacais, de esôfago ou de intestino

O Governo do Estado anunciou que dará início a exames de endoscopia a partir de quinta-feira (26) na , que está no Centro de Convenções Albano Franco, em . Na próxima semana, a megaestrutura de atendimento médico também começa a fazer endoscopias. O objetivo é zerar a fila de espera por esses procedimentos que visam diagnosticar doenças estomacais, de esôfago ou de intestino. Atualmente já são pelo menos 1.600 pacientes nessa expectativa.

Para esse trabalho, foi contratada a empresa CIES (Centro de Integração de Saúde e Educação), que segundo o governo estadual é credenciada junto à OMS (Organização Mundial de Saúde) e ao Ministério da Saúde e avaliada como dona da melhor unidade móvel do mundo para esse tipo de serviço médico.

Um mutirão já havia sido realizado para diminuir a fila de espera dos exames de colonoscopia, no início deste mês, quando o Governo de Mato Grosso do Sul firmou parceria com a Sobed (Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva) e o Hospital Regional. Nessa ocasião, foram atendidos 150 pacientes com idades entre 50 e 75 anos na Capital.

Coordenador da Caravana da Saúde, Marcelo Mello explicou que “para colonoscopia, a intenção é atender mil inicialmente, e se possível aumentar esses exames, já que são 1,6 mil pessoas na fila de espera”. Já os exames de endoscopia devem ser zerados.

“Nesta quinta-feira iniciamos as endoscopias e a partir de segunda ou terça-feira os exames de colonoscopia”, informou Mello, ressaltando que a endoscopia trata dos diagnósticos das vias digestivas altas, como o estômago e esôfago, e o exame de colonoscopia verifica as condições do intestino.

A partir da próxima quarta-feira, dia 1 de junho, quando a Caravana da Saúde deixar o Centro de Convenções Albano Franco, esses mesmos atendimentos serão prestados no Hospital Regional.