Campanha de ção imunizou 84,3% do público-alvo no ano passado

O confirmou o ínicio da distribuição das vacinas contra na próxima sexta-feira (01). São Paulo será o estado que mais receberá doses da vacina. Serão 5,7 milhões ao todo, três vezes mais do que o volume distribuído para toda a região do Centro-Oeste.

As três remessas, enviadas entre os dias 1º até 15 de abril corresponderão a 48% do volume total de doses distribuídas durante o ano todo (25,6 milhões, no total). Recebidas as vacinas, os estados serão os responsáveis pela distribuição entre os municípios, de acordo com sua análise de risco e suas estratégias de contenção do vírus influenza.

A campanha de vacinação contra a gripe será realizada entre os dias 30 de abril à 20 de maio, sendo o dia 30 o marco da mobilização em todo o país. A iniciativa tem o objetivo de reduzir os índices de contágio da doença e as complicações e internações decorrentes disso, principalmente entre os integrantes de grupos de risco, como mulheres gestantes e idosos. A meta é vacinar pelo menos 80% do público alvo.

Prevenção – A vacinação é essencial para reduzir os índices de contágio, pois quanto mais pessoas vacinadas, menores as chances do vírus ser transmitido entre os indivíduos. Mas o Ministério da Saúde também adverte da necessidade de utilizar outras técnicas de prevenção contra o influenza. Lavar sempre as mãos e evitar locais fechadas com aglomeração de pessoas são algumas medidas que podem evitar o contágio.