Veja dicas para evitar doença

Hoje (26) é o Dia Nacional de Combate a . Neste dia, especialistas alertam para o fato de que, dentre os 14 milhões de brasileiros afetados pela doença, apenas metade sabe que tem diabetes. Pesquisas internacionais apontam para outros dados alarmantes: a cada seis segundos, uma pessoa morre vítima da doença.

O endocrinologista João Salles, da Sociedade Brasileira de Diabetes, aponta que a principal dificuldade em se identificar a doença é que ela não apresenta sintomas em seus estágios iniciais. A partir do segundo estágio, os sintomas começam a aparecer, como vontade de urinar com frequência, boca seca e perda de peso espontânea.

Existem muitos mitos em torno da diabetes, mas o principal deles é de que o surgimento da doença estaria ligado ao consumo excessivo de doce. Salles explica que a enfermidade na verdade se desenvolve com a obesidade. “Se come doce ou pastel e engorda, o risco é igual”, diz o especialista.

Entre as consequências da doença, os pacientes podem contrair cegueira e ter que amputar membros inferiores. Segundo pesquisas internacionais, a cada 20 segundos uma pessoa sofre uma amputação por causa da diabetes, que seria a maior causa da cegueira no mundo.

Tratamentos e Dietas

Boa parte das complicações da doença poderiam ser evitadas caso os pacientes seguissem o tratamento de maneira correta. Entretanto, 60% dos diabéticos interrompe o tratamento depois de um ano. “Se ele fizer o tratamento adequado, vai ter qualidade de vida normal”, alerta Salles.

A doença ocorre pela falta de produção ou aproveitamento adequado da insulina, hormônio que controla os níveis de glicose no corpo. Aqui no Estado é possível conseguir as injeções de insulina gratuitamente através da rede pública de saúde.

A dieta correta para evitar a diabetes deve ser orientada por um nutricionista, de acordo com cada caso. Existem recomendações gerais para evitar a doença, que se seguidas podem barrar a neuropatia diabética, o comprometimento dos rins, dos olhos e má cicatrização. Veja algumas dicas:

– Comer de 3 em 3 horas;
– Consumir alimentos diet;
– Comer mais fibras e cereais;
– Evitar a gordura saturada e carboidratos simples, como carne vermelha, arroz e batata;
– Beber bastante água;
– Evitar açúcares e adoçantes;