Preocupada com a infestação

A Secretaria de Estado de (SED), preocupada com a infestação do mosquito , responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya, reuniu seus servidores no estacionamento nesta segunda-feira (1º), para um momento de conscientização com o lançamento da campanha “Vamos Apagar o Mosquito”.

De acordo com o secretário-adjunto de Estado de Educação, Josimário Derbli, esta campanha tem como principal objetivo convencer as pessoas da gravidade deste momento. “Acabamos ficando alheios quando não somos atingidos por uma das doenças que este mosquito pode causar, mas o momento é grave e é necessário que realizemos ações firmes como esta que estamos começando na SED, mas que vai se estender para as escolas da de Ensino”, afirmou.

Para o coordenador estadual do Controle de Vetores, da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Mauro Lucio Rosário, a fêmea do Aedes aegypti se prolifera em qualquer tipo de água, desde uma tampinha de garrafa até uma piscina ou fossa. “O mosquito já está 100% urbanizado e praticamente mora com a gente, pois 95% das fêmeas vivem dentro de casa, preferencialmente na sala, cozinha e quartos e se aproveitam daquele momento em que estamos parados, com alguma parte do corpo exposta”, explicou.

A superintendente estadual de Vigilância em Saúde, Angela Lopes, ressaltou que só a mudança de comportamento da sociedade pode impedir uma situação ainda pior, com uma maior proliferação do Aedes aegypti. “Precisamos ser vigilantes e cuidar de nossos quintais e da redondeza, fechar a caixa d’água, colocar areia nos vasos e não deixar acúmulo de água. Temos que ter cuidado com nossos familiares e vizinhos. Nós, hoje, não temos outra forma de combater este mosquito”, alertou.

Para encerrar a ação, os servidores da SED, divididos em grupos, realizaram uma vistoria no entorno do prédio, identificando e eliminando possíveis criadouros.