Carta da redigida na 5ª SEMS 

O Coren-MS (Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul) pediu junto a Santa Casa de a redução para 36 horas da carga horária dos profissionais da enfermagem.

O presidente do Coren-MS (Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul), Diogo Nogueira do Casal junto com a conselheira Valma Pividor solicitaram na manhã desta quinta-feira (14), na Santa Casa da Capital, as alterações na carga horária dos profissionais da Enfermagem da instituição.

Com a Carta da Enfermagem redigida na 5ª SEMS (Semana da Enfermagem de Mato Grosso do Sul) em mãos, o presidente Diogo Nogueira recomendou que os profissionais que fazem 44 horas semanais, tenham sua carga reduzida ao menos para 36.

“Como ainda está inviabilizada a questão das 30 horas, recebemos relatos que existem profissionais trabalhando 44 horas semanais, existe um grande movimento nacional para que se reduza a 36, enquanto não conquistarmos o direito das 30”, propôs Diogo.

A diretora operacional dos serviços de enfermagem da Santa Casa, Claudenice Valente, acompanhada das gerentes de setores, Cristiane Ost e Maressa Monteiro, alegaram que atualmente, apenas cargos administrativos exercem essa carga horária. “Somente quem é do administrativo, assim como nós exerce 44 horas, os demais exercem 40 horas. Com certeza, alcançar as 36 horas sugerida por vocês seria um grande passo para alcançar as 30 horas”, comentou Claudenice. A enfermeira elogiou as ações do Coren-MS e vê o momento como de fortalecimento da classe, se impondo nas decisões da saúde.

Cristiane ressalta que as instituições de saúde têm dificuldade para encontrar mão de obra qualificada. “Inclusive  tivemos a iniciativa de oferecer um curso para qualificar e acostumar os profissionais que não tem noção técnica do dia a dia do hospital, está muito difícil encontrarmos substituição pós demissão”, conta.

As profissionais acreditam que caso Santa Casa consiga regular a carga horária para as 36 horas, poderá servir de espelho e referencia para as demais instituições.