Devem ser atendidas cerca de 10 mil pessoas da região

A 8º edição da chegou esta semana em , a 235 quilômetros de Campo Grande, e deve atender cerca de 10 mil pessoas com a realização de 7,4 mil exames e mais de 2 mil cirurgias. O programa ainda vai atender outras seis cidades da região como: Bela Vista, Bonito, Caracol, Guia Lopes da Laguna e Porto Murtinho.

Estão previstas a realização de 2.042 cirurgias, entre 1.800 oftalmológicas e 242 hospitalares. Além das cirurgias, a estimativa é proporcionar à população 5.500 consultas oftalmológicas, 950 consultas em diversas especialidades e 1.000 exames complementares, entre tomografia, ultrassonografia, mamografia e outros.

Conforme o coordenador do programa, o médico Marcelo Mello, o programa visa reestruturar o sistema de saúde no Estado. “A Caravana é o Estado levando saúde de forma regionalizada à população. Por onde ela passa, faz o levantamento da situação para melhorar a estrutura física e ampliar o atendimento às pessoas”, comentou.

Nas primeiras sete edições da Caravana da Saúde, nos municípios de Coxim, Ponta Porã, Três Lagoas, Paranaíba, Corumbá, Nova Andradina e Naviraí foram atendidas 63.042 pessoas, que passaram por mais de 250 mil procedimentos. Nas sete cidades e em todos os municípios dessas regiões foram 16.600 cirurgias oftalmológicas e 4.000 cirurgias hospitalares em diversas especialidades.

Depois de Jardim, as próximas localidades que receberão o programa serão Aquidauana, Dourados e Campo Grande, totalizando assim a oferta de serviços de saúde, que integram a rede do SUS (Sistema Único de Saúde), nas 11 microrregiões de saúde de Mato Grosso do Sul.