Promovem o Hiperdia

Nesta quarta-feira, 26 de outubro, às 8h, estudantes de Enfermagem da Uniderp e enfermeiros da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Judson Tadeu Ribas, no bairro Moreninhas III, promovem o Hiperdia, ação de acompanhamento de pessoas com diabetes e hipertensão, que tem a finalidade de alertar a comunidade sobre cuidados com a saúde.

A programação inclui diversas atividades, como: palestra com orientações sobre prevenção, cuidados e tratamento das doenças e esclarecimentos sobre alimentação saudável; aferição de pressão arterial, processo importante para diagnóstico da hipertensão; e exame de glicemia capilar, que consiste na retirada de uma gota de sangue da ponta do dedo para avaliar a quantidade de açúcar no organismo, que ajuda a descobrir sinais do diabetes ou no monitoramento da doença. Também será realizado o agendamento para avaliação do pé diabético, com o objetivo de detectar a sensibilidade dos pés, fator que demonstra o nível de agravamento da patologia.

“Nosso objetivo é promover saúde por meio de ações que visem melhorar a qualidade de vida dos portadores de diabetes e hipertensão, duas enfermidades silenciosas,” esclarece a professora do curso de Enfermagem, Ariane Calixto. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) aproximadamente 250 milhões de pessoas têm diabetes e, de acordo a Sociedade Brasileira de Diabetes, 12 milhões estão no Brasil.