Aferição de pressão, teste de glicemia e orientação sobre alimentação saudável estão entre as ações

Estudantes de Enfermagem e da Anhanguera-Uniderp farão neste sábado (25), das 8h às 12h uma ação orientando a comunidade sobre problemas como hipertensão e diabetes e farão aferição de pressão arterial e teste de glicemia. A ação será na Escola Municipal Professor Hércules Maymone, localizada na Rua Celina Baís Martins, n° 31, Bairro Nova Lima, na Capital. Além disso, pais e crianças serão conscientizados sobre os benefícios da alimentação saudável. O atendimento será gratuito.

As atividades são alusivas ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial -comemorado no domingo (26) – e integram a programação de ações na quarta edição o projeto “Humanização e Cidadania”, uma iniciativa da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Campo Grande para humanizar, socializar e garantir direitos da população.

 Segundo o Ministério da Saúde, 30 milhões de brasileiros sofrem de hipertensão arterial. “Entre as principais causas da enfermidade estão o excesso de peso, alimentação inadequada, consumo demasiado de sal, sedentarismo, ingestão de bebidas alcoólicas, tabagismo, ou ter casos na família”, explica a professora de Enfermagem da Anhanguera-Uniderp, Ariane Calixto.

 

Além da saúde

Outros atendimentos estão incluídos no projeto “Humanização e Cidadania” neste sábado. A população terá acesso a atividades recreativas, esclarecimentos sobre o mercado de trabalho, apresentações culturais, oficinas educativas, orientações e jogos sobre trânsito, direcionamento jurídico e assistencial, atendimento odontológico e médico, cadastro para vagas de estágio e cursos profissionalizantes, emissão de cartão do SUS, emissão de 2ª via de certidões de nascimento, e óbito, informações sobre o Programa Minha Casa, Minha Vida, entre outros serviços.