Os atendimentos ocorrem em Unidades Básicas de Saúde 

Com o objetivo de sensibilizar e alertar a população sobre a importância de manter a pressão arterial estável e, ainda, orientar quanto a detecção precoce, a Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau) estará realizando durante toda a manhã desta sexta-feira (24) abordagem educativa multiprofissional e aferição de pressão. Os atendimentos ocorrem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Nossa Senhora das Graças e Portal Caiobá e fazem parte das ações em alusão ao ao Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial, lembrado no dia 26 de abril.

“A Hipertensão Arterial é um mal silencioso. A ausência de sintomas faz, muitas vezes, grande parte da população desconhecer que tem a doença, sendo o diagnóstico feito somente quando aparecem as complicações”, explica a gerente técnica do Programa de Atendimento ao Hipertenso e Diabético, Gabriela Dorn. 

Em Campo Grande, a prevalência média de HAS autorreferida na população acima de 18 anos é de 21,5% de acordo com dados do Vigitel de 2013. As mulheres representam 23,7%, enquanto os homens representam 19,2%. Atendidos pela secretaria de saúde são 82.379 hipertensos cadastrados. “Além de ser a causa direta de cardiopatia hipertensiva, a hipertensão caracteriza-se como uma das causas de maior redução da expectativa e da qualidade de vida dos indivíduos”, enaltece Gabriela.

Atendimentos

Todas as Unidades Básicas de Saúde de Campo Grande realizam em sua rotina de atendimento, o acompanhamento e orientação sobre a hipertensão arterial, com atenção especial aos idosos, que são mais propícios à doença. Mensalmente cada unidade realiza palestra educativa com atendimento a todos os hipertensos e diabéticos, conhecida como Dia da Hiperdia. O objetivo é alertar os pacientes, na sua maioria idosos, para esses cuidados com a saúde e ainda checar a pressão arterial.

Serviço: Nesta sexta-feira (24), as ações alusivas ao Dia Nacional de Combate à Hipertensão serão concentradas nas UBSs Nossa Senhora das Graças (das 7h às 11h) e Portal Caiobá (das 8h às 11h). Nestas unidades de saúde serão ofertadas orientações a população atendida sobre a doença e formas de prevenção, por uma equipe multiprofissional e ainda aferição de pressão arterial.