Servidores só podem fazer 10 plantões mensais

Enfermeiros e técnicos de enfermagem receberam nesta quinta-feira (23), um documento da (Secretaria de Saúde de ), informando o corte de plantões e diminuição do número de técnicos de enfermagem e enfermeiros em plantões das unidades de saúde de Campo Grande.

Antes, técnicos e enfermeiros que poderiam fazer até 14 plantões, agora só podem fazer 10 por mês. O mínimo obrigatório continua sendo 8. Cada plantão para um técnico de enfermagem custa aproximadamente R$ 230 e de um enfermeiro em torno de R$ 450.

“Além de nós, a população também precisa”, diz uma servidora. No documento, também consta o número de 16 técnicos de enfermagem que era 18 e caiu para 16 nos plantões das Unidades de Pronto Atendimento e Centro Regionais de Saúde. Já na triagem, onde trabalhavam dois enfermeiros, somente um ficará agora na função em seis horas.

A reportagem entrou em contato com a o secretário da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Jamal Salém que informou que os cortes ocorrem principalmente por conta da diminuição de aproximadamente 25 % no FPM (Fundo de Participação do Município), de janeiro até agora.