Saúde inicia ações para o Dia Mundial de Luta Contra Hepatites Virais

Serão distribuídos kits informativos
| 23/07/2015
- 06:44
Saúde inicia ações para o Dia Mundial de Luta Contra Hepatites Virais

Serão distribuídos kits informativos

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) através da Coordenadoria do Programa DST/AIDS e Hepatites Virais inicia nesta quinta-feira (23) a distribuição dos materiais informativos aos 79 municípios referentes ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, comemorado no dia 28 de julho.  Os materiais poderão ser retirados na SES a partir das 8h às 17h30.

Serão distribuídos kits informativos e preservativos, além dos materiais de divulgação da campanha para reforçar as ações em cada município.  De acordo com o Programa os informativos auxiliam na conscientização das ações de prevenção. Além dos informativos, o trabalho conjunto à base de dados registrado no Sistema Nacional de Agravos e Notificação (SINAN) é de grande importância para a Vigilância Epidemiológica monitorar o aumento de doenças e mover ações e campanhas referentes à prevenção.

Já o tratamento das hepatites é realizado em dois locais de referência no mato Grosso do Sul, Hospital Dia Esterina Corsini – HU e no Centro Especializado em Tratamento de Doenças Infecciosas e parasitárias – CEDIP.

As Hepatites A e E são de transmissão fecal-oral, tem sua forma de transmissão relacionada a condições de saneamento básico. Já nos casos de B sua maior forma de transmissão é sexual hepatite C e D com transmissão parenteral e compartilhamento de objetos contaminados (tatuagem, seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de manicures) com menor freqüência por transmissão sexual.

Nos últimos cinco anos os casos de hepatite A aumentaram em 2014 (105), e nos casos de hepatite B e C houve uma inversão histórica (164 e 218).

Maiores informações através do Programa de DST/ AIDS e Hepatites Virais no telefone: (67) 3318 1664/ 1693/ 1601.

 

 

 

 

 

 

Veja também

Multivacinação estará disponível para crianças e adolescentes de até 14 anos de idade

Últimas notícias