O paciente é um soldado ferido de guerra

O primeiro transplante de pênis dos Estados Unidos será realizado em um soldado ferido na guerra. Os cirurgiões já estão se preparando para o procedimento, que deverá ser realizado daqui a um ano ou menos. As informações foram divulgadas pelo Hospital da Universidade Johns Hopkins.

O soldado é jovem e foi gravemente ferido na região no Afeganistão. O novo pênis será de um doador falecido. De acordo com os cirurgiões em entrevista ao jornal americano The New York Times, os cirurgiões esperam restabelecer a função urinária, restaurar as sensações e a capacidade de manter relações sexuais do paciente alguns meses após a operação.

Andrew Lee, chefe do serviço de cirurgias reconstrutoras do Johns Hopkins, alertou que os pacientes devem evitar ter esperanças “irreais” de que possam recuperar inteiramente as funções do membro, mas estimou “realista” que possam esperar procriar. Como o jovem não teve os testículos afetados, caso tudo ocorra bem, ele poderá ter filhos.

Entre 2001 e 2013, 1.367 militares dos Estados Unidos enviados para o Iraque e o Afeganistão foram feridos nos genitais, segundo dados do Pentágono citados pelo jornal. Quase todos tinham menos de 35 anos e foram feridos em explosões de bombas artesanais.

A faculdade de medicina da Johns Hopkins autorizou mais 59 transplantes experimentais deste tipo. Depois, os resultados serão avaliados para decidir se as operações poderão se configurar como procedimentos habituais.

Transplantes anteriores – Dois transplantes de pênis já foram realizados no mundo: um bem-sucedido, na África do Sul, em 2014 e outro fracassado, na China, em 2006. O organismo do paciente chinês teve problemas de rejeição com o novo órgão. Já no caso do jovem sul-africano o procedimento foi tão bem-sucedido que em breve ele será pai.