Variedades / Saúde

ONU nomeia holandês como novo responsável pela missão contra o ebola

No total, a epidemia infectou cerca de 26.000 pessoas

Midiamax Publicado em 25/04/2015, às 21h20

None
download.jpg

No total, a epidemia infectou cerca de 26.000 pessoas

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, anunciou neste sábado a nomeação do holandês Peter Jan Graaff como novo responsável pela missão contra o ebola da organização.

Graaff substituirá à frente dessa missão, conhecida pela sigla UNMEER, o mauritano Ismail Ould Cheikh Ahmed, que passará a ser enviado especial das Nações Unidas para o Iêmen.

Em seu novo cargo, Graaff trabalhará junto ao enviado especial para o ebola, David Nabarro, e os governos dos países afetados pela doença para coordenar a resposta internacional, segundo explicou Ban em comunicado.

O holandês é atualmente responsável pela gestão da crise do ebola na Libéria e anteriormente trabalhou em vários países da África e outros como Afeganistão e Haiti com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Além disso, foi responsável de assuntos civis e desenvolvimento da missão da ONU no Afeganistão.

Em seu comunicado, Ban agradeceu o “excepcional trabalho” de Ould Cheikh Ahmed à frente da UNMEER e destacou seu compromisso para conseguir que os países afetados “estejam a caminho de recuperar-se de um surto de ebola sem precedentes”.

No total, a epidemia infectou cerca de 26.000 pessoas, das quais mais de 10.000 morreram, a grande maioria na Libéria, Serra Leoa e Guiné, segundo os últimos dados da OMS.

Jornal Midiamax