MS ocupa o sétimo lugar em número de diagnósticos de câncer no Brasil, diz estudo

Segundo o estudo, até o final do ano de cada 100 mil moradores, 306 podem sofrer com a doença 

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Segundo o estudo, até o final do ano de cada 100 mil moradores, 306 podem sofrer com a doença 

Uma projeção do Inca (Instituto Nacional do Câncer) mostra que Mato Grosso do Sul está em 7º lugar em relação ao número proporcional de diagnósticos de câncer no Brasil. De acordo com o instituto, de cada 100 mil moradores do estado, 306 podem sofrer com o problema até o final deste ano.

Santa Catarina ocupa o primeiro lugar, seguido do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Em análise das 27 unidades da federação, o Inca estimou o número pessoas que podem ser atingidas pela doença no biênio de 2014/2015 baseado nos valores de incidência e mortalidade de cada uma das regiões.

Segundo o Instituto, a projeção é de que, no período, sejam registrados aproximadamente 576 mil casos novos de câncer no Brasil. Em todo o país, o mais comum é o de pele não melanoma (182 mil casos novos), seguido pelo tumor de próstata (69 mil casos), mama (57 mil) e cólon e reto (33 mil).

Em 2013, 162 mil pessoas morreram devido a tumores malignos – 32% a mais desde 2003. Em matéria de anos de vida perdidos, esses brasileiros poderiam ter vivido 12 anos a mais se não tivessem sido acometidos pela doença. 

Conteúdos relacionados