A queda foi repentina por grande demanda de pacientes 

O está em estado de emergência para sangue O positivo e O negativo. Da tipagem O positivo, registrada na terça-feira (20), o centro estava com 150 bolsas. Na quarta, fechou com 20. A queda foi repentina por grande demanda de pacientes na Capital e interior. A quantidade ideal para atendimento é de 180 bolsas em estoque estratégico.

O centro informou que trabalha para não ter emergências, mas elas são inevitáveis quando a demanda excede uma determinada tipagem, pois não tem como prever a internação simultânea de vários pacientes do mesmo tipo sanguíneo.

Em nota, o Hemosul ainda diz que voltou a funcionar em agosto, mas está com uma média de 80 bolsas diárias, sendo que a necessidade é de pelo menos de 120.

“Queremos ressaltar que na semana que vem teremos um feriado, o dia do servidor público, que será comemorado no dia 30 de outubro, no qual não haverá expediente, além do dia 02 de novembro que já é feriado nacional. Por isso precisamos aumentar o número de doadores voluntários para nos prepararmos para o feriado”, pedem os representantes do centro.

As doações de todas as tipagens são bem-vindas, pois o estoque com índices baixos. O Hemosul funciona até o dia 29, das 7h às 17h, no sábado (31) das 7h às 12h e depois na terça, 3 de novembro. O Banco de Sangue da Santa Casa abre na sexta (30) normalmente e o Núcleo do Hospital Regional e os do interior até quinta e depois na terça. Dourados funciona na quinta, no sábado e depois na terça pela manhã. Os horários de funcionamento que não foram mencionados, de todos os núcleos, você encontra neste site, no item Horário de Funcionamento.