Projeto atende comunidades onde não há sistema de água tratada disponível 

A Funasa (Fundação Nacional de Saúde) realizou, entre os meses de julho e setembro, perfurações de poços tubulares profundos em diversos município de Mato Grosso Sul. A ação atende reivindicações de prefeitos e outras lideranças e já beneficiou os municípios de Maracaju, Corumbá, Mundo Novo, Tacuru, Selvíria e Rochedo. As cidades de Japorã, Nioaque, Paraíso das Águas e Corguinho ainda serão atendidas pela fundação.

O projeto foi realizado em parceria com as prefeituras, com a Sesai (Secretaria Especial da Saúde Indígena) e com o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). Já os trabalhos foram viabilizados por meio da equipe de técnicos da Diesp (Divisão de Engenharia de Saúde Pública).

No assentamento Santa Guilhermina, do Grupo Santa Rosa, no município de Maracaju, foi perfurado um poço de 68 metros de profundidade, beneficiando 20 famílias. Já no assentamento São Gabriel, em Corumbá, o poço construído possui 116 metros de profundidade e atende 30 famílias. No assentamento Pedro Ramalho, em Mundo Novo, foi executado um poço de 80 metros de profundidade.

Já na Aldeia Sassoró, no município de Tacuru, foi efetivado um poço de 106 metros de profundidade. No mesmo município, no Assentamento Colônia Botelha Guaçu, foi realizado uma perfuração que favorecerá 30 famílias.

Em Selvíria, foram realizadas duas perfurações de poços, um deles está em funcionamento no Assentamento São Joaquim e o outro estará disponível para a população em dois meses. O poço que já está sendo utilizado tem 141 metros de profundidade e atende 64 famílias; o segundo terá 140 metros de profundidade, solucionando problemas da falta de água enfrentados pelas famílias da região.

No município de Rochedo, a Funasa começou, na última semana de setembro, a perfuração de um poço artesiano que atenderá os moradores do Bairro Parque dos Diamantes.

“Esse trabalho da Funasa é importantíssimo do ponto de vista da saúde pública. A ação dos técnicos tem melhorado a qualidade de vida das comunidades atendidas, onde não havia um sistema de água tratada disponível”, destacou o deputado , responsável por levar a demanda para a Funasa.

De acordo com a Funasa, estão previstas ainda para este ano a perfuração de mais poços tubulares profundos nos municípios de Japorã, Nioaque, Paraíso das Águas e Corguinho.(Com supervisão de Evelin Araujo)