Variedades / Saúde

Cigarro é causa de quase 50% das mortes por cancro

Fumar provoca quase metade das mortes em doze tipos diferente de cancro

Isaias Domingues Publicado em 16/06/2015, às 17h49

None
cigarro.jpg

Fumar provoca quase metade das mortes em doze tipos diferente de cancro

Um estudo publicado na revista JAMA Internal Medicine e com base nos dados de 2011 revela que nesse ano o consumo de tabaco foi causa de 48,5% das cerca de 346 mil mortes por doze tipos de cancro que ocorreram entre os americanos com mais de 35 anos.

Rebecca L. Siegel, investigadora no American Cancer Society, revela que o ato de fumar foi responsável por 80,2% dos casos de morte por cancro de pulmão, brônquios e traqueia. Quanto ao cancro de laringe, o ABC.es diz que o tabaco provocou 76,6% das mortes.

Segundo a publicação, as mortes por cancro na cavidade oral, no esófago e na bexigaestão também diretamente ligadas ao tabagismo.

Já 15% das mortes devido a cancro colo-rectal, 11% devido a cancro no pâncreas e 6% são no fígado estão relacionados com o tabaco.

Embora o estudo esteja a servir de alerta para os perigos do tabaco, os investigadores salientam que são necessários dados mais alargados para uma conclusão mais concreta, uma vez que para a investigação apenas participou uma pequena amostra racial com um nível de educação abaixo da média europeia. 

Jornal Midiamax