Variedades / Saúde

Brasil registra 220 casos de dengue por hora nos três primeiros meses

Total de casos soma quase meio milhão  

Gerciane Alves Publicado em 14/04/2015, às 11h50

None
dengue.jpg

Total de casos soma quase meio milhão

O mais recente levantamento do Ministério da Saúde revelou dados alarmantes sobre a situação da dengue no País. Segundo o levantamento o Brasil registrou nos primeiros meses de 2015, 460,5 mil casos de dengue, o que equivale a 220 casos por hora. Mais da metade dos casos está concentrada no estado de São Paulo, que já vive uma epidemia.

São Paulo ainda responde por três de cada quatro mortes ocorridas no País (99 de 132). O Estado também registra o maior número de ocorrências da doença no recorte regional, considerando os 304.251 casos do Sudeste. E lidera rankings por cidades. Considerando o valor de referência da OMS (Organização Mundial da Saúde) para epidemia, que é de 300 casos por 100 mil habitantes, o Estado já superou esse indicador: está em 585,5 casos por 100 mil.

Em número de casos a cada cem mil habitantes, a região Centro-Oeste é a que está pior. Em seguida, vem a região Sudeste, com 357 por cem mil habitantes. Depois, as regiões Norte, Nordeste e Sul.

No primeiro trimestre deste ano o número de casos de dengue no Brasil subiu 240% em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com o balanço divulgado pelo Ministério da Saúde, foram registrados 460 mil casos.

Segundo o médico infectologista Jean Gorinchteyn, a estiagem e as chuvas de verão tardias fizeram a epidemia de dengue se estender para abril. Cada ovo da fêmea de aedes aegypty pode permanecer até um ano no ambiente esperando a chuva vir. “É muito importante que a população continue atenta e vigilante e identificando os focos do mosquito nas próprias residências, uma vez que 80% do número de casos ocorrem dentro das próprias casas”, completa.

O Ministério da Saúde disse que repassou R$ 150 milhões em recursos para todos os estados e municípios intensificarem as medidas de vigilância, prevenção e controle da dengue.

Jornal Midiamax