Anvisa aprova novo genérico para o tratamento da hipertensão

Medicamento terá custo mais acessível

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Medicamento terá custo mais acessível

As pessoas que fazem tratamento para hipertensão, agora têm uma nova opção de medicamento. Trata-se do besilato de levanlodipino, um anti-hipertensivo genérico, que chegará ao mercado com um custo 35% menor que o da tabela dos medicamentos de referência.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) concedeu dia 10 de agosto o registro do genérico cuja substância ainda não tinha concorrente no mercado brasileiro. O besilato de levanlodipino é um comprimido simples, anti-hipertensivo  da classe dos bloqueadores dos canais de cálcio, indicado nos casos de hipertensão essencial.

De acordo com a assessoria da Anvisa, se trata do primeiro genérico registrado para o medicamento de referência “Novanlo”, e possui qualidade, eficácia e segurança comprovadas.

A equipe de reportagem do Jornal Midiamax ligou para duas farmácias de Campo Grande, e constatou que o medicamento de 2,5 mg custa em torno de R$ 35. Se aplicado o desconto do genérico, o remédio sairia por R$ 22,75, um desconto de cerca de 12 reais por caixinha.

O mecânico José Antônio da Silva, 55 anos, que mora em Campo Grande faz uso da medicação para diminuir a pressão arterial desde o início do ano e, segundo ele, “é muito bom poder agora comprar um remédio mais barato. Eu já compro genéricos de outros remédios que uso diariamente, mas esse ainda não tinha visto. A gente tem que tomar ele de qualquer jeito. Com certeza, eu vou escolher comprar o genérico”.

De acordo com assessoria da Anvisa, apenas em 2015 já foram aprovados 26 registros de medicamento genérico inéditos. 

Conteúdos relacionados