Nos bairros José Tavares Couto e Vida Nova II

Durante a semana do Dia Mundial do , celebrado em 14 de novembro, alunos do curso de Enfermagem da Uniderp realizam atendimentos gratuitos nas unidades básicas de saúde da família (UBSF), situadas nos bairros José Tavares Couto e Vida Nova II.      

Amanhã, a partir das 8h, na Unidade Fernando Arruda Torres, haverá cadastramento e acompanhamento de portadores de diabetes e de hipertensão. Entre os serviços prestados estão: aferição de pressão arterial, processo importante para diagnóstico da hipertensão, e exame de glicemia capilar, que consiste na retirada de uma gota de sangue da ponta do dedo para avaliar a quantidade de açúcar no organismo, o que ajuda a descobrir sinais do diabetes ou no monitoramento da doença.  “Também será realizada a avaliação do pé diabético com o objetivo de detectar a sensibilidade dos pés, fator que demonstra o nível de agravamento da doença”, informa a do curso de Enfermagem, Gislaine Medeiros. 

Na quinta-feira, novas ações acontecem na UBSF Aquino Dias Bezerra, no Vida Nova II, às 7h. Na ocasião, os acadêmicos de Enfermagem prestarão orientações coletivas sobre a doença. 

Na sexta-feira, a programação da UBSF Fernando Arruda Torres tem início às 13h, com palestra sobre prevenção, cuidados e tratamento da doença, esclarecimentos sobre alimentação saudável e orientação com profissional de educação física. “Nosso objetivo é promover saúde com ações que visem melhorar a qualidade de vida dos portadores de diabetes e hipertensão, duas enfermidades silenciosas,” complementa Gislaine. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) aproximadamente 250 milhões de pessoas têm diabetes e, de acordo a Sociedade Brasileira de Diabetes, 12 milhões estão no Brasil.
 

SERVIÇO
Dia Mundial do Diabetes 

 

UBSF Fernando Arruda Torres
Data: 11 de novembro; às 8h
          13 de novembro; às 13h
Endereço: Rua Zulmira Borba, s/nº – Nova Lima/José Tavares do Couto 

UBSF Aquino Dias Bezerra 
Data: 11 e 12 de novembro;
Horário: 7h 
Endereço: Rua Nizia Floresta, s/n – Vida Nova II.