Nesse ano, o Tema da Campanha é “O Comercio ilícito do Tabaco”

Durante a manhã desta sexta-feira (29), a Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau) estará com uma equipe multiprofissional no Terminal Nova Bahia realizando a Blitz Educativa com os usuários do transporte coletivo. O intuito é mobilizar e conscientizar os campo-grandenses sobre os riscos que o tabaco oferece para a saúde. As atividades são alusivas ao dia 31 de maio, quando é comemorado o Dia Mundial Sem Tabaco.

Nesse ano, o Tema da Campanha é “O Comercio ilícito do Tabaco”. A intenção da Sesau é alertar a população quanto aos danos do e fumaça passiva, procurando a conscientização da população quanto aos malefícios desse consumo para o organismo. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de seis milhões de pessoas morrem anualmente no mundo com doenças agravadas pelo tabagismo. 

Para a Emilia Maria Garcia Barbosa, gerente técnica do Programa de Controle e Tratamento Tabagismo, o fumo é o fator de risco mais importante para o agravo de mais de 50 doenças crônicas comuns, como o câncer, doenças cardiovasculares, diabetes, doenças respiratórias além de causar impotência sexual. “É importante alertar a população sobre o mal que o tabagismo causa ao organismo e também sobre as mortes evitáveis que ocorreram devido ao uso do tabaco”, conta.

Segundo Emília, muitos avanços já foram conquistados no sentido de gerar o consumo consciente do tabaco, como por exemplo, a tributação dos produtos e leis que prevêem a proibição do acesso ao tabaco por pessoas menores de 18 anos. “Temos que reforçar o trabalho na prevenção da iniciação no fumo por adolescentes e, quem sabe assim, reduzir doenças tabaco-relacionadas que aparecem na vida adulta”, finaliza.

Serviço

A Sesau estará desenvolvendo atividades como palestras, entrega de folders educativos, orientações sobre o tabaco, aplicação do teste com monoxímetro (que verifica a quantidade de toxinas na corrente sanguínea) e encaminhamentos para o tratamento nas unidades de saúde, e ainda informações sobre os malefícios do tabaco e o comercio ilícito do cigarro pela proximidade com o Paraguai com a facilidades da entrada destes produtos através do contrabando. A ação acontece durante toda a manhã desta sexta-feira (29), das 7h30 às 11h, no Terminal Nova Bahia.