A ação acontece neste sábado (8)

A SBD (Sociedade de Dermatologia de Mato Grosso do Sul) realiza neste sábado (8) ação de combate ao câncer de pele, no Ambulatório de Dermatologia do Hospital Universitário, em . Quem for ao local, das 9h às 15h, vai receber atendimento para detecção de casos suspeitos da doença e poderá, inclusive, passar por cirurgia no próprio local em situações mais simples. As mais complexas serão encaminhadas para tratamento.

Para ser atendido, não é preciso marcar hora, ma a pessoa deve estar com o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde). A presidente da SBD-MS, Rubenilda dos Santos Barbosa, afirma que ano a ano, a campanha tem tido mais adesão. “Ano passado atendemos nas cidades de Campo Grande, Dourados e Três Lagoas, um total de 1026 pessoas”, afirma.

A dermatologista acrescenta que trabalhar de forma preventiva é fundamental para um diagnóstico precoce e sucesso do tratamento. “Este de conscientização feito pelas sociedades de dermatologia salva milhares de vidas por ano, por isso pretendemos sempre ampliar os atendimentos prestando assim um relevante trabalho para população”.

A doença

O câncer da pele pode se manifestar como uma pinta ou mancha, geralmente acastanhada ou enegrecida, como também uma ferida que não cicatriza. A regra do ABCDE ajuda na suspeita de uma lesão maligna e sinaliza que um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia deve ser procurado.

 

A= lesão assimétrica

 

B= bordas irregulares

 

C= alteração de cor

 

D= diâmetro maior que 6 mm

 

E= evolução ou modificação da lesão

 

Também é possível avaliar o risco da doença  através da “Calculadora de Risco para Câncer da Pele”, disponível no site da SBD – http://www.sbd.org.br/calculadora-de-risco-de-cancer-da-pele/