O exame será feito por uma equipe médica especializada, e o resultado sai em até 15 minutos

Na próxima terça-feira (14), a Associação Brasileira dos Portadores de (ABPH) promove um dia de teste gratuito, aberto ao público, para a testagem de hepatite C. Os interessados poderão comparecer, entre 8h30 e 17h30, no Centro de Doenças Infecto Parasitárias (Cedip), do Hospital Dia.  O exame será feito por uma equipe médica especializada, e o resultado sai em até 15 minutos.

 A hepatite C é uma doença viral crônica, geralmente silenciosa, responsável pela maioria dos casos de cirrose, câncer de fígado e transplante hepático no Brasil. Segundo o , estima-se que o Brasil tenha mais de dois milhões de infectados, sendo que somente 15% destes foram identificados, 10% submetidos a algum tipo de tratamento e apenas 5% curados.

 O diagnóstico precoce é fundamental, principalmente com a chegada do novo tratamento, aprovado pela Anvisa no começo de abril, que combinado com outros medicamentos eleva a chance de cura da hepatite C a taxas superiores a 90%, de acordo com as características do paciente. Além disso, a nova terapia pode reduzir de forma considerável o tempo de tratamento, atualmente de até 48 semanas, para 12 ou 24 semanas, além de eliminar a necessidade de injeções de interferona nos pacientes infectados com os genótipos 2 e 3 da hepatite C.

 “Com a evolução do tratamento, a chance de cura da hepatite C aumentou significativamente. Porém, o passo um desse processo é o diagnóstico precoce, principalmente entre as pessoas acima dos 40 anos”, explica a infectologista Andréa Lindenberg, diretora técnica do Centro de Doenças Infecto Parasitárias do Hospital DIA (MS).

 O Centro de Doenças Infecto Parasitárias  fica na Rua dos Coqueiros S/N – Bairro Nova Bahia.