Conselho e Universidade vão diagnosticar lesões e dar dicas de autoexames

Ação de prevenção ao câncer de boca realizada em 2014 (Foto: Divulgação/Assessoria)

A 2ª semana do mês de novembro é a “Semana de prevenção ao Câncer de Boca”. O CRO-MS (Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul) e profissionais da Universidade Anhanguera-Uniderp farão amanhã (11) uma ação de prevenção ao câncer de boca na Praça Ary Coelho, das 8h às 12h, em .

Um posto de atendimento será montado no local, onde a população passará por uma triagem com o objetivo de diagnosticar lesões cancerígenas. O atendimento gratuito também conta com uma blitz educativa, na qual profissionais e acadêmicos da odontologia darão dicas de autoexame.

“É o momento para alertarmos a população sobre o perigo do Câncer de Boca. Muitas vezes falta conhecimento das pessoas sobre essa doença, que pode até matar, mas que desde que diagnosticada precocemente tem cura”, destacou o presidente do CRO-MS, Francisco Grilo.

A lei municipal de prevenção ao câncer bucal é de 2009, de autoria do vereador Paulo Siufi (PMDB). A lei estadual é de2011 e de autoria da deputada estadual Dione Hashioka (PSDB).

Sobre a doença

De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), somente em 2014 foram registrados 11.280 casos novos de câncer da cavidade oral em homens e 4.010 em mulheres. Tais valores correspondem a um risco estimado de 11,54 casos novos a cada 100 mil homens e 3,92 a cada 100 mil mulheres.

Em 2013 foram registradas 7.144 mortes no Brasil, sendo 5.645 homens e 1.499 mulheres.