Filho mais velho de uma família de quatro irmãos, conta que iniciar no empreendedorismo muito cedo tem suas vantagens e desvantagens, pois o empreendedorismo costuma ser cruel com pessoas com pouca experiência. Segundo Ricardo, apesar de todas as dificuldades e da hercúlea tarefa de ser dono de empresa no Brasil, sempre ameaçado por crises econômicas, nunca deixou de acreditar no poder da força de vontade, da disciplina, da obrigação em cumprir o combinado e principalmente, ter resiliência para não desistir perante os desafios e tropeços.
Após 19 anos trabalhando, o empresário, quase perdeu a vida em um assalto. “Eu levei um tiro mesmo sem reagir. Quando deixei o hospital decidi mudar de vida e em oito meses vendi quatro concessionárias de motos e um quinto negócio de outro setor. Comecei minha atual empresa de produtos naturais sem saber nada do ramo e dois anos depois, com o nome de Nação Verde, tornou-se a primeira empresa omnichanel, multicanal, do segmento no Brasil”, conta Ricardo.
Hoje, uma das maiores redes do país, a Nação Verde, além de produtos inovadores, oferece através de suas plataformas digitais, educação e conhecimento em saúde, com o objetivo de disseminar a base científica mais atual sobre o tema e a melhor experiência para seus clientes.


“É a primeira empresa do setor que pratica a sustentabilidade social, econômica e ambiental. Trabalhamos apenas com pequenos produtores, incentivamos a logística reversa e montamos nossas unidades com o mínimo de impacto possível, usando madeiras, embalagens e papéis reciclados. A Nação Verde é uma rede de lojas de produtos naturais e a única com marca e fabricação própria. Temos mais de 400 produtos de marca própria divididos em três categorias, alimentos naturais, suplementos naturais e cosméticos naturais”, explica o empresário.
Formado em Administração de Empresas, com pós-graduação em Gestão Estratégica, tem como objetivo expandir a rede de lojas e alcançar todas as cidades brasileiras com potencial para receber um dos modelos de loja da empresa. Ricardo planeja difundir o canal de venda da Nação Verde para microempreendedores em todo o Brasil e atender clientes através dos canais virtuais.
“Quero transformar a Nação verde em um orgulho nacional empregando pessoas e contribuindo com a sociedade levando uma mensagem de saúde e empreendedorismo”, completa. Ricardo Cruz compartilha em suas redes sociais e Youtube vídeos sobre empreendedorismo e saúde, assuntos que segundo ele, podem mudar a sociedade.
Para conhecer mais sobre Ricardo Cruz e o grupo Nação verde basta acompanhar suas redes sociais.
Instagram: @ricardo.nacaoverde
Instagram: @nacaoverde
*Esta é uma página de autoria de VARIEDADES ASSESSORIA JC MKT e não faz parte do conteúdo jornalístico do MIDIAMAX