A excelência italiana está por todas as partes. Os motores e carros da Ferrari, na Fórmula 1, não nos deixam mentir. As excêntricas Gucci e Dolce & Gabbana, marcas globais da moda, reforçam a tese. Fora ou na própria Itália, ao andar pelas belíssimas ruas de Palermo, não restam dúvidas: a excelência italiana existe em qualquer lugar.

Representante mor da excelência italiana pelo mundo, a Magnaghi Aeronáutica (MA Group) é uma companhia especializada na conceção, certificação, produção e posterior comercialização de sistemas de engrenagens de aterragem, equipamentos, sistemas e instalações hidráulicas para uso aeroespacial.

Para o CEO da empresa, Paolo Graziano, a excelência italiana não só resume, mas explica e justifica o sucesso da corporação pelo mundo. “O segredo é a engenhosidade italiana, uma qualidade que outrora engrandeceu o nosso país, que faz parte da nossa tradição e que, hoje, representamos os seguidores. É graças à combinação da engenhosidade, competências técnicas e investigação tecnológica, que uma empresa de média dimensão como a nossa, compete com empresas americanas ou chinesas muito maiores”, disse.

No Brasil desde os anos 80, a empresa de mais de 70 anos de tradição conquistou o mercado internacional, tornando-se sócia dos mais importantes fabricantes de aeronaves do mundo.

Na visão do CEO da Magnaghi Aeronáutica (MA Group), os colaboradores são peça-chave na engrenagem para o sucesso. “O capital humano é fundamental para nós. A tecnologia sem a competência do técnico para supervisioná-la é inútil. Temos não só tecnologias e processos de engenharia que representam o estado da arte no nosso setor, mas também técnicos altamente qualificados, que conheço perfeitamente e em quem tenho absoluta confiança. A capacidade de adaptação, de encontrar soluções rápidas, de responder rapidamente aos pedidos dos clientes, permite-nos ser competitivos”, comenta.

Para Graziano, cada detalhe do processo é importante para, ao final, ter estabelecido um conceito de qualidade único da Magnaghi Aeronáutica (MA Group). “Um dos nossos segredos é, portanto, uma conceção vertical de excelência: cada aspeto do processo produtivo, cada componente, tem a mesma importância que os outros, numa constante procura de qualidade sem compromissos”.

Sucesso à napolitana

Italianos, sim. Napolitanos, também, e com orgulho. “Somos um grupo, não só orgulhosamente italiano, mas também orgulhosamente napolitano. De um certo ponto de vista, pode dizer-se que a Magnaghi Aeronáutica está no seu setor, uma vez que os grandes alfaiates napolitanos tornaram o setor da moda grande”, explica.

MA Group Landing Green, um projeto Magnaghi Aeronáutica (MA Group)

Visando colaborar para um mundo cada vez mais sustentável, a Magnaghi Aeronáutica (Ma Group) lançou o projeto MA Group Landing Green. “Este projeto inclui uma série de iniciativas destinadas a melhorar não só a reciclagem, reutilização e poupança de energia, mas também a tornar o conceito de sustentabilidade seu”.

Para o CEO da empresa, “a sustentabilidade ambiental já não é uma escolha, mas um dever”. “Tentamos encontrar soluções e tecnologias inovadoras que sejam o mais “verdes” possível. Vamos também acrescentar ao nosso balanço, o da sustentabilidade, porque as ações que implementamos e o compromisso ligado ao ambiente merecem uma atenção especial que teremos todo o gosto em partilhar com os nossos colaboradores e clientes”, complementa.

Neste ano, a Magnaghi Aeronáutica (MA Group) recebeu o reconhecimento como Top

Employer 2022 na Itália.

Mas essa não foi a única novidade recente. Outro passo importante para a a Magnaghi Aeronáutica (MA Group) foi a confirmação da parceria com a Lockheed Martin Sikorsky-Boeing, por meio da assinatura de um acordo para fornecer o sistema de trem de pouso totalmente integrado para o helicóptero DEFIANT X®.

“O helicóptero DEFIANT X® está no auge da tecnologia de aeronaves de asa rotativa de última geração. A Magnaghi Aeronáutica (MA Group) orgulha-se de ser um dos primeiros parceiros da equipe DEFIANT X. Investimos em pessoas, recursos e infraestruturas tecnológicas para demonstrar a nossa paixão e vontade de estar neste programa inovador”, disse o CEO da empresa, Paolo Graziano.

O acordo marca uma evolução significativa nas soluções globais de equipamento de aterragem do MA Group com acesso a desenvolvimentos avançados no mercado de defesa dos EUA.

Sobre a Magnaghi Aeronáutica (MA Group)

A Magnaghi Aeronáutica (MA Group) possui três escritórios na Itália, dois nos e um no Brasil. De 2000 a 2020, as receitas da empresa passaram de 19 milhões de euros para 91 milhões de euros. Atualmente, a empresa italiana possui 8 fábricas em 4 continentes e 900 colaboradores no atual quadro de funcionários.