Variedades

Lisa York, brasileira que mora em Nova York, trabalha na retirada de pichações da cidade.

Funcionária pública da prefeitura de Nova York no departamento de transporte NYDOT

Produção Publicado em 05/01/2022, às 18h00

None
Foto: Acervo pessoal

Lisa York, carioca de família de origem humilde, mora nos Estados Unidos onde trabalha como funcionária pública da prefeitura de Nova York no departamento de transporte NYDOT. Em seu trabalho exerce a atividade de pintora de pontes e na retirada de pichações e grafites impróprios espalhados pela cidade.

Foto: Acervo Pessoal

“Como pintora tenho a oportunidade de poder trabalhar nas pontes mais famosas da cidade de Nova York. Retirar pichações e grafites impróprios é um trabalho diferente que eu gosto muito de executar. O objetivo não é apagar a arte das pessoas, mas tentar abafar coisas inapropriadas . Tudo ocorre por causa da criminalidade. As gangs locais usam as pichações para marcar território e nosso trabalho de retirada dificulta um pouco a ação desses criminosos”, conta Lisa.

2021 foi um ano de muito trabalho para a brasileira. Em muitas ocasiões ela precisou de escolta policial por causa dos ataques durante as  manifestações do “Black Lives Matter”, movimento que defende e luta pelos direitos das pessoas negras. Muitas pessoas se aproveitam das manifestações dos integrantes do moviemento para cometer atos de vandalismo pelas ruas.

Foto: Acervo Pessoal

Estabelecimentos em diversos pontos de Nova York foram saqueados, quebrados e pichados. As pichações incentivavam a criminalidade e violência contra políticos e policiais. Chegaram a pichar o prédio da prefeitura e muitos outros monumentos importantes. “Foi o único momento que eu tive um pouco de receio pela minha segurança no trabalho, mas graças a Deus os policiais conseguiram nos proteger sem sofrer nenhum incidente”, relata. Lisa York começou a desenvolver há pouco tempo um canal para o Youtube compartilhando um pouco do seu dia a dia. No canal tem a disposição um vídeo mostrando a cidade antes e depois das pichações. Os interessados podem acessar o link https://youtu.be/CgC62I9m7kQ e aproveitar para inscrever no canal para acompanhar outros conteúdos.

O departamento que Lisa trabalha também é responsável pela bandeira mais famosa em Nova York localizada em cima da ponte do Brooklyn. A ponte é um símbolo e um ponto turístico muito requisitado para os turistas brasileiros e de todas as partes do mundo. Marca também a ligação entre as culturas americanas e italianas.

Foto: Acervo Pessoal
Lisa já teve a honra e a oportunidade de trocar a bandeira para as cerimônias diversas vezes ao longo da carreira. “Nossa função é levantar, abaixar, mudar as bandeiras e pintar seus mastros. Isso ocorre em ocasiões como o dia 4 de julho, dia da independência americana, dia 11 de setembro, data que ocorreu o atentado e quando alguma autoridade falece. O meu trabalho pode não ser fácil e confesso que é um pouco arriscado, pois temos que subir em torres muito altas. Mas também é um trabalho muito gratificante e tem um significado muito importante para a cidade de Nova York. Eu me sinto honrada por esse trabalho e é motivo de força e coragem para ir trabalhar todos os dias”, encerra Lisa York.

Para acompanhar mais sobre a vida de Lisa York seu Instagram é https://instagram.com/lisayorkoficial e seu canal do Youtube é https://youtube.com/channel/UCeIDPYerZ98LqyqsKLp7VtA

*Esta é uma página de autoria de J.C.F. DA SILVA ASSESSORIA E MARKETING e não faz parte do conteúdo jornalístico do MIDIAMAX.

Jornal Midiamax