Lisa York, carioca de família de origem humilde, mora nos onde trabalha como funcionária pública da prefeitura de no departamento de transporte NYDOT. Em seu trabalho exerce a atividade de pintora de pontes e na retirada de pichações e grafites impróprios espalhados pela cidade.

Foto: Acervo Pessoal

 

“Como pintora tenho a oportunidade de poder trabalhar nas pontes mais famosas da cidade de Nova York. Retirar pichações e grafites impróprios é um trabalho diferente que eu gosto muito de executar. O objetivo não é apagar a arte das pessoas, mas tentar abafar coisas inapropriadas . Tudo ocorre por causa da criminalidade. As gangs locais usam as pichações para marcar território e nosso trabalho de retirada dificulta um pouco a ação desses criminosos”, conta Lisa.

 

2021 foi um ano de muito trabalho para a brasileira. Em muitas ocasiões ela precisou de escolta policial por causa dos ataques durante as  manifestações do “Black Lives Matter”, movimento que defende e luta pelos direitos das pessoas negras. Muitas pessoas se aproveitam das manifestações dos integrantes do moviemento para cometer atos de vandalismo pelas ruas.

Foto: Acervo Pessoal

 

Estabelecimentos em diversos pontos de Nova York foram saqueados, quebrados e pichados. As pichações incentivavam a criminalidade e violência contra políticos e policiais. Chegaram a pichar o prédio da prefeitura e muitos outros monumentos importantes. “Foi o único momento que eu tive um pouco de receio pela minha segurança no trabalho, mas graças a Deus os policiais conseguiram nos proteger sem sofrer nenhum incidente”, relata. Lisa York começou a desenvolver há pouco tempo um canal para o Youtube compartilhando um pouco do seu dia a dia. No canal tem a disposição um vídeo mostrando a cidade antes e depois das pichações. Os interessados podem acessar o link https://youtu.be/CgC62I9m7kQ e aproveitar para inscrever no canal para acompanhar outros conteúdos.

 

O departamento que Lisa trabalha também é responsável pela bandeira mais famosa em Nova York localizada em cima da ponte do Brooklyn. A ponte é um símbolo e um ponto turístico muito requisitado para os turistas brasileiros e de todas as partes do mundo. Marca também a ligação entre as culturas americanas e italianas.

Foto: Acervo Pessoal
Lisa já teve a honra e a oportunidade de trocar a bandeira para as cerimônias diversas vezes ao longo da carreira. “Nossa função é levantar, abaixar, mudar as bandeiras e pintar seus mastros. Isso ocorre em ocasiões como o dia 4 de julho, dia da independência americana, dia 11 de setembro, data que ocorreu o atentado e quando alguma autoridade falece. O meu trabalho pode não ser fácil e confesso que é um pouco arriscado, pois temos que subir em torres muito altas. Mas também é um trabalho muito gratificante e tem um significado muito importante para a cidade de Nova York. Eu me sinto honrada por esse trabalho e é motivo de força e coragem para ir trabalhar todos os dias”, encerra Lisa York.

 

Para acompanhar mais sobre a vida de Lisa York seu é https://instagram.com/lisayorkoficial e seu canal do Youtube é https://youtube.com/channel/UCeIDPYerZ98LqyqsKLp7VtA

*Esta é uma página de autoria de J.C.F. DA SILVA ASSESSORIA E MARKETING e não faz parte do conteúdo jornalístico do MIDIAMAX.