5 tendências de negócios para os próximos anos

| 19/04/2022
- 10:13
5 tendências de negócios para os próximos anos

Os últimos anos foram bem diferentes, convenhamos, ninguém imaginava que seria da forma que aconteceu, e não foram só os últimos anos que foram diferentes, os próximos anos certamente também serão, haverão tendências de negócios para os próximos anos.

Os negócios serão diferentes, o estilo de vida será diferente, a forma de trabalhar também, o mundo não será o mesmo, isso se deve, conforme já explanado no primeiro parágrafo de forma breve aos acontecimentos dos últimos anos.

A pandemia foi o principal acontecimento com potencial modificativo global e foi de longe o acontecimento com maior influência na forma como os próximos anos se desenrolarão. 

Isso fez com que as pessoas mudassem a forma como enxergam o mundo, como irão aproveitar e planejar os próximos anos, e aí é que entram as diferenças nas tendências de negócios para os próximos anos em comparação com os anos anteriores.

1 - Home office e o Anywhere office

O e o Anywhere office vieram para ficar, inicialmente influenciados pela obrigação de isolamento social em decorrência da pandemia, mas atualmente a pandemia deu uma trégua e o pessoal não quer voltar para o escritório.

Mesmo com o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras e do isolamento social no Brasil, a maioria das pessoas não voltaram para o escritório tradicional, o home office e o Anywhere office caiu no gosto das pessoas, a maioria das pessoas que migraram para o home office e o Anywhere office nem pensam em voltar.

E isso gera impacto em vários setores, por exemplo os gabinetes de arquiteturas que estavam acostumados a fazer os projetos tradicionais, agora tiveram que pensar em projetos de arquitetura para um escritório no lar, as pessoas estão investindo em reformas nos lares e apartamentos, para que a partir de agora tenham um ambiente de trabalho confortável e isolados dentro próprio lar, e aí é que entra a necessidade de adaptação arquiteto, ele precisa se virar para fazer projetos de arquitetura de ambientes bonitos e ao mesmo tempo isolados e confortáveis.

2. O êxodo urbano e os novos negócios nas zonas rurais

O home office e o Anywhere office também acaba gerando e ou impulsionando tendências de negócios para os próximos anos, por exemplo, com a maioria das pessoas migrando para o escritório no próprio lar,  às vezes andares inteiros de condomínios de escritórios passaram a ficar desocupados.

As pessoas começaram a ter menos necessidade de morar perto do trabalho e isso fez surgir um êxodo urbano, pessoas passaram a mudar para regiões rurais em busca de mais qualidade de vida e sossego, afinal, para algumas pessoas o que seguravam elas no grandes centros urbanos era a necessidade de deslocamento para o trabalho.

Isso fez com que novos negócios surgissem na zona rural, e um muito óbvio é a locação  e arrendamento de imóveis rurais.

3. O e-commerce

O E-Commerce deu um salto nos últimos anos, de acordo com o Jornal Poder 360, apud, o faturamento do E-Commerce no Brasil em 2021 foi de R$ 161 bilhões de reais, uma alta de 27% em comparação com o ano anterior, o Jornal Poder 360 cita como fontes das informações a Neotrust, empresa que monitora o comércio eletrônico.

A CNN noticiou que em janeiro de 2022 aconteceu uma alta de 20,56% nas vendas em comparação com o mesmo período do ano passado e o que não falta são notícias de que isso vai aumentar ainda mais.

E o crescimento do e-commerce gera uma alteração em nas tendências de negócios para os próximos anos.

O pessoal do e-commerce começou a investir pesado em SEO, os sites estão extremamente otimizados, comprar backlinks se tornou algo frequente, afinal, isso pode definir as posições na busca orgânica e impacta consideravelmente na receita dos comércios digitais.

E não é só isso, as entregas precisam ser extremamente rápidas, as pessoas agora, tem opção de comprar em um dia num comércio digital ou marketplace e no outro dia a compra já está na residência, o mercado livre full é um exemplo.

4. Bancos digitais

Os bancos digitais estão tomando conta do nicho de mercado em que atuam, a maioria das pessoas não quer nem saber de bancos tradicionais, pegando como exemplo a Caixa, as pessoas preferem usar o aplicativo caixa tem e o aplicativo da caixa do que usar os caixas eletrônicos.

E a tendência é que isso aumente bastante nos próximos anos, inclusive em termos empresariais, atualmente existem bancos digitais que oferecem contas pj com inúmeras vantagens. A Cora por exemplo é uma conta PJ desenvolvida especialmente para pessoas empreendedoras.

5. Uberização

A Uberização ou economia de compartilhamento, está se tornando cada vez mais frequentes e isso tende a multiplicar nos próximos anos, as trocas peer-to-peer ou neo escambo passarão a fazer parte da vida das pessoas cada vez mais e isso fará com que novas oportunidades de negócios surjam afetando diretamente as tendências de negócios para os próximos anos.

E as tendências citadas não são as únicas, existem inúmeras, fique ligado nos próximos textos, em breve falaremos mais sobre o assunto por aqui.

*Esta é uma página de autoria de MARCO JEAN DE OLIVEIRA TEIXEIRA e não faz parte do conteúdo jornalístico do MIDIAMAX.

Veja também

O Mato Grosso do Sul e seu vizinhos na Região Centro-Oeste também estão cada vez...

Últimas notícias