Seu mais recente , Duna, estreia essa semana nos cinemas brasileiros e se trata do projeto mais caro de sua carreira.

Adaptando o elogiado livro de Frank Herbert, Villeneuve encara talvez o maior desafio profissional de sua vida, pois muitas vezes o livro foi considerado inadaptável, ainda mais levando em conta que nem mesmo David Lynch conseguiu contar essa história de modo satisfatório.

Contando com um estilo bastante único de direção, especialista na criação de atmosfera, tensão e suspense, o cineasta também traz imagens arrebatadoras em seus ótimos filmes que vão te deixar impactado. Confira todos através da SKY TV.

Incêndios

De 2010, Incêndios é o filme responsável por alavancar a carreira do cineasta em cenário internacional. Extremamente pungente e visceral, o longa bastante pesado conseguiu chamar a atenção da de Artes e Ciências Cinematográficas chegando até mesmo a ser indicado a Melhor Filme Estrangeiro na cerimônia de 2011.

Nessa obra, Villeneuve apresenta a história dos gêmeos Nawal e Jeanne Marwan. Após a morte súbita de uma mãe extremamente amargurada, ambos descobrem que precisam realizar um último desejo nada fácil durante a leitura do testamento da falecida.

Apelando para ter paz no além da vida, a matriarca pede para seus filhos entregarem duas cartas: uma para o irmão deles e outra para o pai. O problema é que eles não fazem ideia de onde eles estão e acabam em uma jornada perigosa para encontrá-los em territórios extremamente violentos no Oriente Médio.

Nessa viagem de caça ao tesouro onde a recompensa é apenas a verdade, os Marwan descobrirão que às vezes é melhor deixar alguns segredos totalmente reservados ao passado. Se tratando de um dos melhores dramas da carreira do autor, Incêndios é lento e profundamente triste, mas que marca a vida do espectador com sua história comovente.

Os Suspeitos

Se você ama um suspense extremamente tenso, Os Suspeitos foi feito especialmente para você. Ainda que seja um tanto quanto desconhecido, se trata de um dos melhores filmes da década passada trazendo também performances arrebatadoras de Hugh Jackman e Jake Gyllenhaal.

No longa, Keller Dover encara o pior pesadelo para qualquer pai: sua filha de seis anos de idade, Anna, após brincar na rua, desaparece junto de sua amiguinha Joy. Já dando conta do desaparecimento após minutos, Keller procura a polícia que demora um pouco para agir.

A única pista é um carro RV que passava pelas redondezas e, após perder a paciência com a inaptidão das forças policiais, Keller decide ir atrás da filha por si só, tendo ideia de um suspeito. Ao mesmo tempo, o detetive Loki tenta ajudar Keller e até consegue prender o suspeito principal do sequestro, mas é obrigado a liberá-lo por falta de evidências.

Totalmente sem norte e sem chão, Keller então decide por vez resolver o caso por si próprio indo atrás violentamente de quem ele mais suspeita. O problema é que o ódio cego do desespero também pavimenta um caminho de dor, sofrimento e injustiça.

Sicario: Terra de Ninguém

Villeneuve é um mestre em trabalhar a atmosfera como ninguém, ainda mais de suspense. Embora Sicario seja um thriller de ação, ele também funciona bastante como um filme para te deixar extremamente tenso.

No filme, acompanhamos Kate Macer, uma agente idealista do FBI que vê a força como incorruptível e extremamente justa. Entretanto, sua fé começa a ser abalada quando é recrutada para uma força-tarefa criada unicamente com o intuito de vingança.

Seu antigo esquadrão havia sido atraído para uma armadilha mortal, exterminando-o quase que completamente. Sobrevivendo ao ataque, mas repleta de traumas, Macer se vê obrigada a trabalhar com agentes sujos como Matt Graver e o mercenário Ted. Ambos com motivos escusos para integrar a força-tarefa.

A missão é uma só: ir até Juarez, a cidade mais violenta do México, e destruir completamente a liderança do cartel de narcotráfico que declarou guerra ao FBI.

A Chegada

Um filme consideravelmente lento, mas que exibe como Villeneuve consegue trabalhar personagens trágicos com muita maestria. A ficção científica elabora toda sua narrativa acerca de uma só questão: como se comunicar com alienígenas que chegaram na Terra sem aviso algum?

Após uma imensa nave alienígena pousar em um canto remoto do planeta, toda uma instalação militar é reunida para entender se os visitantes são uma ameaça nociva aos humanos ou apenas novos amigos querendo ajudar a evoluir o planeta.

Para isso, os militares recrutam a prestigiada linguista Louise Banks para compreender a linguagem dos aliens que só se comunicam através de imagens projetadas em uma câmara onde os humanos podem adentrar sem perigo.

Entretanto, enquanto Louise corre contra o tempo para decifrar um novo alfabeto inteiro, nações mais totalitárias começam a perder a paciência para manter tudo em paz, sem nenhum conflito. O que se descobrirá na jornada é que esse novo idioma se trata de uma nova forma completa de compreender o tempo e o espaço.

Blade Runner 204

35 anos após o lançamento do clássico cult Blade Runner: O Caçador de Andróides, a aventura de Rick Deckard continua para a alegria dos fãs.

Em seu primeiro verdadeiro blockbuster, Villeneuve amargou um dos maiores fracassos de bilheteria de todos os tempos, mas ainda assim Blade Runner 2049 se trata de uma das melhores sequências já produzidas para qualquer franquia.

Com Deckard se tornando apenas uma vaga memória do passado, a legião de policiais Blade Runners segue ativa para caçar e eliminar replicantes que se tornaram autoconscientes e vistos como um perigo massivo para a sociedade. Entre os mais prolíficos Blade Runners atuais está K.

Retomando uma investigação antiga para descobrir uma terrível verdade, K acaba justamente tendo que reencontrar o lendário Rick Deckard que está totalmente desaparecido. Após muita busca e diversas situações perigosas, K finalmente encontra o lendário caçador de andróides que o aproximará de uma verdade tão terrível que pode comprometer completamente a própria frágil ordem mundial de um futuro extremamente distópico e sombrio.