O é um dos times que lideram a atenção das casas de apostas esportivas e não é sem motivo. O clube, apesar dos deslizes e polêmicas esporádicos, segue oferecendo excelentes performances. Nos últimos tempos tem provado sua relevância nacional, aos poucos se destacando, também, internacionalmente. Portanto, hoje em dia não é mais surpresa quando falamos que é o time de futebol brasileiro com mais títulos nacionais.

Porém, para alguns, esse status foi alcançado de forma questionável. Isso porque, dos seus 10 títulos do Campeonato Brasileiro, apenas 4 foram conquistados com esse nome. Os demais correspondem a duas Taça Brasil e quatro Roberto Gomes Pedrosa — campeonatos que foram encerrados e tiveram seus títulos incorporados à contagem do CB.

Bom, questionamentos à parte, os números são esses. E, para atingi-los, o clube precisou construir a sua trajetória no país, encarando décadas de desafios e, claro, alegrias compartilhadas com os torcedores.

Um time de futebol brasileiro com raízes italianas

O clube foi fundado na cidade de São Paulo por imigrantes italianos em 1914. Inicialmente era chamado Società Sportiva Palestra Italia, porém, no auge da Segunda Guerra Mundial, o país ao qual o nome do clube remetia se aliou à Alemanha. Nesse contexto, Getúlio Vargas criou medidas para punir imigrantes de países aliados ao nazifascismo e, a fim de evitar represália, a gestão do clube optou por mudar o nome.

A mudança para Palmeiras, apesar de ter sido forçada por um contexto desagradável, trouxe boa sorte ao clube. Logo na primeira partida após a alteração, o time conquistou um campeonato paulista, inaugurando o que seria uma história repleta de percalços, mas, também, de vitórias.

Uma das figuras mais emblemáticas dessa trajetória foi, sem dúvidas, Ademir da Guia. O ex-jogador do time, por vezes chamado carinhosamente de “Divino Mestre”, vestiu a camisa do clube no campo 902 vezes — mais que qualquer outro jogador da história alviverde — e ainda detém o posto de 3º maior goleador do clube.

Atual situação do Palmeiras e o futuro

Com o passar dos anos, se tornou cada vez menos comum ver jogadores continuarem no mesmo clube e a rotatividade tem sido cada vez maior. É uma situação bastante ambígua para qualquer time de futebol: enquanto as saídas abrem novas oportunidades, elas também tornam necessário trabalhar constantemente no entrosamento da equipe.

Mesmo nesse contexto de instabilidade, o Palmeiras tem conseguido obter bons resultados. Mais recentemente, a equipe conquistou a em uma partida que foi a gota d'água para a situação do técnico do no clube, já que a maior parte das probabilidades apontava para a vitória do rubronegro.

Agora, em 2022, seguindo essa vitória surpreendente, o time de futebol brasileiro com mais títulos nacionais está traçando alguns novos planos e modificando seu elenco para sustentar o ritmo das vitórias. Jailson e Felipe Melo encerram seu contrato com o Verdão, enquanto nomes como Marcelo Lomba e Giovanni González são mencionados dentre as prováveis aquisições.