Jair Bolsonaro participou, na manhã desta terça-feira (10), da exibição de um comboio militar nos arredores do Congresso Nacional, em Brasília. O ato aconteceu no mesmo dia da votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) sobre o voto impresso nas eleições, medida defendida pelo presidente.

A afirma que o desfile já estava programado e nada tem a ver com a votação do projeto que visa extinguir as urnas eletrônicas. Segundo o aviso de pauta divulgado pela Marinha, a Operação Formosa acontece há mais de 30 anos, é o maior treinamento militar da instituição no Planalto Central e tem o propósito de assegurar o preparo do Corpo de Fuzileiros.

Pela primeira vez, o ato teve a participação do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira. Senadores repercutiram e detonaram o desfile militar. “Uniformes, baionetas, sirenes não irão nos intimidar e não irão nos calar. Vamos aos trabalhos, porque à tarde temos uma lei em defesa do estado democrático de direito para aprovar”, manifestou Simone Tebet, do MDB-MS.

Presidente da CPI da Covid, o senador Omar Aziz (PSD-AM) abriu a sessão desta terça-feira (10) com um discurso em que criticou o desfile militar organizado pela Marinha para entregar o convite ao presidente. Aziz chamou a cena de “patética”, dizendo ainda que “não haverá golpe contra a democracia”. Outros senadores também criticaram o ato militar.

Na internet, o desfile também virou chacota entre os internautas, que não pouparam críticas ao evento. Confira alguns memes que repercutiram nessa manhã, transformando o ato em um verdadeiro vexame. Até o deputado federal entrou no deboche.