A flexibilização gradual da quarentena tem feito com que muitas pessoas busquem exercício físico ao ar livre – que já são permitidas em diversas cidades do país, com o uso adequado de . Com as academias fechadas, é também uma oportunidade de entrar em contato com a natureza e respirar ar fresco depois desses meses de .

Entretanto, o período coincidiu com a entrada do inverno brasileiro, fazendo com que seja necessário atenção na hora de escolher a roupa para a atividade.

Quando se fala em moda fitness, é comum que venham imagens de shorts e regatas, característicos do verão, à cabeça. Porém, isso não é uma regra, já que existem diversas peças apropriadas para a prática de exercícios no inverno.

Calças de tecido grosso

As calças são definitivamente a melhor pedida para atividades ao ar livre durante o inverno. Principalmente para quem prefere se movimentar à noite, quando a temperatura costuma cair.

O ideal nesse cenário é investir em materiais mais estruturados, que possam proteger do frio de maneira eficiente.

Para quem sente muito calor, calças com detalhes em rede podem ser uma boa opção. A presença desse tipo de tecido em partes estratégicas da peça, como atrás do joelho, é ideal para permitir que a pele respire melhor, reduzindo a temperatura corporal.

Uma outra dica, também, é apostar em calças legging estampadas. A maioria das pessoas associa o inverno a tons sóbrios e escuros, porém, utilizar peças coloridas é uma forma de levantar o astral e dar maior leveza ao look, mesmo nos dias mais frios.

Exercício no inverno: roupas para se movimentar na estação
Foto Pexels

Blusas: com ou sem manga

A escolha da blusa fitness é também um momento chave na hora de montar o look para atividades no inverno.

Se a pessoa preferir praticidade, evitando camadas de roupas, o mais indicado é apostar em modelos com manga.

Nesse caso, também é interessante se atentar ao tecido, preferindo os mais grossos, mas ainda assim não impeçam a transpiração da pele.

Há também quem sinta muito calor ou fique com o corpo bem mais aquecido durante o exercício. Para isso, o melhor é inserir casacos no visual. Assim, é possível usar, inclusive, regatas para os exercícios – já que a pessoa terá uma peça extra para oferecer mais proteção, caso necessário.

 

Exercício no inverno: roupas para se movimentar na estação
Foto pexels

Casacos e jaquetas

Casacos e jaquetas são peças coringas para looks fitness no inverno. Mas como a prática de exercício aumenta consideravelmente a temperatura do corpo, muitas vezes, escolher a roupa ideal é difícil, já que a pessoa pode sentir frio e, logo depois, calor – graças ao movimento constante.

Assim, a peça pode ser usada somente em momentos mais frios, especialmente para evitar o choque térmico que pode haver, por exemplo, quando a pessoa deixa a para enfrentar baixas temperaturas ao ar livre. Outra vantagem do casaco é funcionar como proteção em dias de chuva

Exercício no inverno: roupas para se movimentar na estação
Difícil saber exatamente quando vai chover, mas é bom estar preparada! | Foto Pexels

Dicas para praticar exercícios na chuva

Além do frio do inverno, a chuva é outro fator que pode prejudicar na hora do exercício.

Nesse contexto, a atenção com o tecido e material da roupa deve redobrar. Isso porque peças feitas com algodão, por exemplo, absorvem mais água – o que deixará a roupa encharcada – e mais pesada – após alguns minutos de atividade.

O ideal, portanto, é procurar por tecidos de materiais sintéticos. Algumas das opções mais conhecidas no mercado são a poliamida e o poliéster.

No caso dos casacos e jaquetas, aconselha-se tecidos impermeáveis. Dessa forma, é possível praticar a atividade física tranquilamente, até mesmo durante o frio ou chuva.